top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Senado Aprova Incentivos Fiscais para Produção de Hidrogênio Verde no Brasil


O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (3) um projeto que visa incentivar a produção de energia limpa no Brasil a partir do hidrogênio com baixa emissão de carbono. O objetivo é integrar o "hidrogênio verde" de maneira competitiva na matriz energética brasileira.
Devido a alterações no texto, o projeto retornará à Câmara dos Deputados para nova votação antes de se tornar lei. A proposta oferece benefícios fiscais para empresas que produzirem hidrogênio com menor emissão de carbono utilizando energias renováveis.
O hidrogênio verde poderá substituir combustíveis fósseis em veículos pesados, como trens e aviões, além de ser usado na fabricação de fertilizantes e nas indústrias de aço e farmacêutica. Este tipo de hidrogênio é produzido através da eletrólise da água, processo que separa oxigênio e hidrogênio por meio de uma corrente elétrica.
Se energias limpas como solar, hidráulica ou eólica forem utilizadas nesse processo, o combustível ganha o selo de hidrogênio verde, indicando zero emissão de CO2. O projeto também contempla outras classificações de hidrogênio, como o hidrogênio cinza, que é produzido a partir de gás natural e emite carbono. Fonte:G1

Comments


bottom of page