top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Seplag-MG Define Calendário Anual de Licenciamento de Veículos e Disponibiliza Mutirão Virtual para Regularização

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG), através da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), definiu o calendário anual de exigência do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). As datas foram publicadas no Diário Oficial do Estado no último sábado, 6 de julho.

Neste ano, os veículos com placas terminadas em 1, 2 e 3 têm prazo para licenciamento até 31 de agosto; os veículos com placas terminadas em 4, 5 e 6 devem renovar o documento até 30 de setembro; e os veículos com placas terminadas em 7, 8, 9 e 0 têm prazo até 31 de outubro.

A partir desta terça-feira, 9 de julho, a CET-MG oferecerá um mutirão virtual de atendimento para regularização do CRLV, proporcionando mais comodidade aos proprietários de veículos. O atendimento online permitirá identificar pendências e encontrar soluções de forma simples e segura, sem a necessidade de deslocamento.

O serviço estará disponível no site www.transito.mg.gov.br, na opção "Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado". Após preencher o formulário eletrônico com as informações do veículo, o sistema informará as pendências para a emissão do licenciamento. Caso persistam dúvidas sobre o CRLV, os proprietários poderão falar com um atendente para orientação e emissão de guias de pagamento.

O CRLV é o documento anual que comprova a condição legal de circulação do veículo, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O CRLV pode ser digital ou impresso, e o condutor deve portar também a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou equivalente.

O CRLV eletrônico facilita a vida dos condutores e gestores de frotas, com todas as informações disponíveis no celular e validade jurídica. O documento pode ser compartilhado via aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e está disponível também no MG App, podendo ser impresso pelo site www.transito.mg.gov.br.

Em blitzes, se o agente de trânsito puder consultar o sistema da CET-MG, o CRLV pode ser dispensado. Comprovantes de pagamento não substituem o CRLV.

Conduzir um veículo não licenciado é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo para um pátio credenciado até a regularização.

Para acessar o CRLV 2024, é necessário quitar o IPVA, seguro obrigatório, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas. O veículo não pode ter restrições judiciais ou administrativas. Pelo site www.transito.mg.gov.br, é possível consultar pendências.

Para imprimir o CRLV, acesse o site da CET-MG, clique em "veículos" e depois em "documentos de veículos". Informe a placa, Renavam, CPF ou CNPJ e o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV). A impressão deve ser em papel sulfite branco, formato A4, tinta preta, página única, com leitura do QR-Code. O documento pode ser impresso a qualquer momento e quantas vezes necessário.
Fonte: Agencia Minas

コメント


bottom of page