top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

SES-MG e 50 cidades da Regional de Saúde de Varginha promovem 2º Dia D de Combate ao Aedes




O enfrentamento às arboviroses é responsabilidade de todos - cidadãos, poder público e toda a sociedade. As arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. A eliminação dos locais de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças, é a principal estratégia para diminuir a incidência de casos.


Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, promoverá, no dia 23/03, pela segunda vez, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde em todos os 50 municípios sob jurisdição da SRS Varginha. Assim, toda a macrorregião de Saúde Sul promoverá um mutirão comunitário para eliminar focos do Aedes e orientar à população, além de ações de mobilização com parceiros para a manutenção dos locais livres do mosquito. Na primeira edição, em 24/2, 42 dos 50 municípios haviam aderido.


O Dia D da ação Minas Unida no combate ao Mosquito ocorre em localidades de alta infestação de focos do Aedes aegypti ou de alta incidência de casos prováveis e em pontos estratégicos do município.

Programação:

Dia D – Minas Unida no Combate ao Mosquito

Ação1: Visitas domiciliares, visita aos comércios, entrega de material informativo à população,

Horário: das 7h às 13hLocal: Praça Getúlio Vargas - Centro

Ação 2: Estande educativo, blitz educativa

Horário: das 7h às 13h

Local: Praça Getúlio Vargas - Centro

Ação 3: Carro de som e mutirão de fiscalizaçãoHorário: das 7h às 13h

Local: Centro

Ação 4: Durante toda semana há atendimento de notificações e denúncias, com apoio dos fiscais do setor de Vigilância Sanitária - as denúncias podem ser feitas pelo aplicativo da prefeitura ou telefones: 3690-2230, whatsapp 99893-3156.

Horário: das 7h às 17h

Ação 5: Durante toda a semana há também a aplicação do UBV veicular.

Horário: das 6h às 17h (nos horários indicados de aplicação)

Local: No sábado o “fumacê” acontecerá no bairro Bom Bastor e no domingo, será no Centro

Ação 6: Intensificação das atividades de conscientização nas escolas

Local: Centros Municipais de Educação Infantil, escolas municipais, estaduais e particulares.


Programação completa disponível em: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Haverá atendimento à imprensa em Varginha no início da ação.


Serviço: SES-MG e SRS Varginha promovem o Dia D da ação Minas Unida no Combate ao Mosquito em municípios da regiãoData: 23/3Horário: das 7h às 12hAtendimento de imprensa: 10hLocal: Estande próximo ao ponto de ônibus central


Endereço: Praça Getúlio Vargas - Centro - Varginha - MGInformações e agendamento de entrevistas: Assessoria de Comunicação da SRS Varginha - Thayane Viana de Carvalho Lenzi - acs.var@saude.mg.gov.br ou comunicacaosrsvga@gmail.com - (35) 2106-2333


Fontes disponíveis: Luiz Paulo Riceputi Alcântara - superintendente da SRS Varginha

Comments


bottom of page