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Sete em cada dez transações financeiras são feitas pelo celular, revela pesquisa da Febraban


Em 2023, foram feitas 130,7 bilhões de operações bancárias via smartphone, um avanço de 22% na comparação com o ano anterior. Isso significa que sete em cada dez transações financeiras são feitas pelo celular. Os dados são da segunda edição da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2024, desenvolvida pela Deloitte, e foram divulgados na quarta-feira (26).

A tendência de crescimento tem se fortalecido nos últimos anos. Entre 2019 e 2023, as transações pelo smartphone tiveram um significativo aumento de 251% no país.
A pesquisa mostra também que as transações pelos canais digitais dos bancos, que além do celular também incluem o internet banking e aplicativos de mensagens, correspondem a 79% do total. Ou seja, praticamente oito em cada dez transações.

O estudo revela ainda que os brasileiros estão utilizando cada vez mais serviços bancários. Em 2023, fizeram 186 bilhões de transações nos vários canais de atendimento disponibilizados pelas instituições financeiras, um aumento de 19% frente ao ano anterior.

De acordo com Rodrigo Mulinari, diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, o celular se consolidou como o canal preferido dos brasileiros para suas operações bancárias.

"O brasileiro é um povo tecnológico e a tendência é que as transações com o smartphone continuem em ascensão”, avalia.

Sergio Biagini, sócio-líder da Indústria de Serviços Financeiros da Deloitte, acrescenta que, em média, 52 transações mensais são feitas por conta no canal mobile banking. Do total de clientes ativos no mobile, 72% são heavy users, ou seja, clientes que fizeram mais de 80% das suas transações neste canal nos últimos três meses.

Ascensão do Pix
Outro aspecto revelado pela pesquisa foi o aumento da quantidade de transações via Pix, que cresceu 74% entre 2022 e 2023, passando de 24,1 bilhões para 41,9 bilhões, segundo dados do Banco Central.

Em 2023, as instituições participantes informaram alta de 16% no total de usuários cadastrados. Segundo dados do Banco Central, a ferramenta foi responsável por adicionar 71,5 milhões de usuários no sistema financeiro nacional, promovendo a bancarização no País.

De acordo com o levantamento, quase metade do total de usuários cadastrados no Pix realiza cerca de 30 operações mensais para pessoa física e 50 operações mensais, considerando pessoa jurídica.

A pesquisa também mostrou avanço em todas as formas de pagamento com a ferramenta: QR Code dinâmico (254%), QR Code estático (194%), inserção manual de dados (51%), com chaves Pix (44%) e como iniciador de pagamentos (25%).
“O Pix veio para revolucionar o mercado financeiro e continua constantemente nos surpreendendo. Suas operações continuam em ascensão e batem consecutivos recordes”, afirma Rodrigo Mulinari.

Aplicativos de conversas
A pesquisa mostrou também que as transações via aplicativos de mensagens instantâneas - como o WhatsApp - aumentaram 76%, passando de 70,9 milhões para 125,2 milhões, e que 100% dos bancos participantes oferecem canais de mensagens instantâneas.
Embora a representatividade deste canal ainda seja menor quando comparada à dos demais, os resultados recentes confirmam a tendência dos aplicativos de mensagens como mais uma opção disponível aos clientes.

Outros dados
33% dos bancos oferecem plataforma de marketplace, expandindo seu portfólio para além de produtos bancários
No mobile banking, 90% das transações são realizadas por pessoa física
72% dos clientes no mobile banking são heavy users
53% das aberturas de contas correntes são realizadas via canais digitais
Entre os principais meios de interação do banco com os clientes, os de push e SMS, específicos do canal mobile, são os mais representativos, correspondendo a 81% do total de interações em 2023
56% dos bancos oferecem pelo menos uma cotação de seguro em canais digitais
18,1 milhões de cotações/simulações de seguros foram realizadas em 2023
Fonte: O Tempo

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