Sete ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) serão ouvidos por deputados federais e senadores nesta semana.
Foto/Divulgação (ministra da Saúde, Nísia Trindade)
Sete membros do governo de Lula serão chamados para testemunhar perante o Congresso Nacional nesta semana. Parlamentares utilizam convites e convocações como uma maneira de exercer pressão sobre os altos escalões do governo. Essas convocações frequentemente perturbam as agendas ministeriais, resultando em alguns declínios de convite.
Na terça-feira, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participará da Comissão de Assuntos Sociais para discutir questões relacionadas ao SUS, aumento de casos de dengue, PNI e problemas de saúde entre os indígenas Yanomami. Por sua vez, o ministro da Educação, Camilo Santana, comparecerá à Comissão de Educação para esclarecer problemas ocorridos na divulgação dos resultados do Sisu de 2024.
Cinco ministros foram convidados pela Câmara dos Deputados para esta semana: Ricardo Lewandowski, José Múcio Monteiro, Luiz Marinho e André de Paula. Lewandowski será ouvido na Comissão de Segurança Pública sobre questões como fugas de presidiários e cortes no orçamento. Marinho abordará a categoria de trabalhadores autônomos e a regulação das plataformas de entrega.
O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, buscará apoio para o orçamento do ministério na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Também estão programadas audiências para os ministros Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e André de Paula (Pesca) na Câmara dos Deputados.
Comments