top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Setor de serviços cresce 0,8% em fevereiro e recupera perda de janeiro, aponta IBGE

  • gazetadevarginhasi
  • 10 de abr.
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O setor de serviços — que engloba atividades como telefonia, restaurantes, tecnologia da informação, hotelaria e transportes — registrou crescimento de 0,8% em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é ajustado sazonalmente, o que elimina efeitos de calendário e permite uma análise mais precisa entre meses consecutivos.

Na comparação com fevereiro de 2024, sem ajuste sazonal, o setor teve avanço de 4,2%, marcando o 11º crescimento seguido nessa base de comparação. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor mostra alta de 2,8%.
A média móvel trimestral — que reflete a tendência de desempenho do setor — apontou leve alta de 0,1% frente ao trimestre encerrado em janeiro. Com os resultados de fevereiro, o setor permanece 1% abaixo do ponto mais alto da série histórica (registrado em outubro de 2024), mas já se encontra 16,2% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. A série do IBGE teve início em janeiro de 2011.

Retomada após recuo
O crescimento de 0,8% representa uma reversão da queda de 0,6% observada entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, “com o avanço de fevereiro, houve recuperação da perda verificada em janeiro”. Este foi o melhor desempenho mensal desde outubro do ano passado, quando os serviços avançaram 1,1%.
Das cinco atividades investigadas, quatro apresentaram crescimento em relação a janeiro:

  • Informação e comunicação: +1,8%
  • Serviços profissionais, administrativos e complementares: +1,1%
  • Outros serviços: +2,2%
  • Serviços prestados às famílias: +0,5%

Apenas o segmento de transportes teve retração, com queda discreta de 0,1%.
O setor de informação e comunicação se mantém como principal destaque, impulsionado pelo crescimento contínuo da área de tecnologia da informação. Entre os serviços com maior demanda estão desenvolvimento e licenciamento de softwares, consultoria em TI, plataformas de conteúdo, buscadores e serviços de tratamento de dados.

Nos serviços profissionais e administrativos, o IBGE destaca o aumento nas receitas de empresas ligadas à intermediação de negócios por meio de aplicativos e plataformas de comércio eletrônico.

Turismo se recupera após queda
O índice de atividades turísticas também apresentou recuperação, com alta de 2,9% em fevereiro, após queda de 6,1% em janeiro. Com esse desempenho, o setor está 9,7% acima do nível pré-pandemia e apenas 3,4% abaixo do recorde histórico, atingido em dezembro de 2024.

Segundo o IBGE, além da baixa base de comparação, a queda de 20,46% no preço das passagens aéreas influenciou diretamente o aumento no volume de viagens.
Na comparação anual, o turismo também segue em alta: crescimento de 7,3% frente a fevereiro de 2024, marcando o nono resultado positivo consecutivo.

Cenário mais amplo
A Pesquisa Mensal de Serviços é uma das três pesquisas conjunturais divulgadas mensalmente pelo IBGE. Além do avanço no setor de serviços, o instituto revelou recentemente que o comércio teve alta de 0,5% em fevereiro, enquanto a produção industrial recuou 0,1%.

Fonte:Agência Brasil

コメント


Gazeta de Varginha

bottom of page