Setor de serviços cresce 0,8% em fevereiro e recupera perda de janeiro, aponta IBGE
- gazetadevarginhasi
- 10 de abr.
- 2 min de leitura

O setor de serviços — que engloba atividades como telefonia, restaurantes, tecnologia da informação, hotelaria e transportes — registrou crescimento de 0,8% em fevereiro, na comparação com janeiro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é ajustado sazonalmente, o que elimina efeitos de calendário e permite uma análise mais precisa entre meses consecutivos.
Na comparação com fevereiro de 2024, sem ajuste sazonal, o setor teve avanço de 4,2%, marcando o 11º crescimento seguido nessa base de comparação. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor mostra alta de 2,8%.
A média móvel trimestral — que reflete a tendência de desempenho do setor — apontou leve alta de 0,1% frente ao trimestre encerrado em janeiro. Com os resultados de fevereiro, o setor permanece 1% abaixo do ponto mais alto da série histórica (registrado em outubro de 2024), mas já se encontra 16,2% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020. A série do IBGE teve início em janeiro de 2011.
Retomada após recuo
O crescimento de 0,8% representa uma reversão da queda de 0,6% observada entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Segundo Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, “com o avanço de fevereiro, houve recuperação da perda verificada em janeiro”. Este foi o melhor desempenho mensal desde outubro do ano passado, quando os serviços avançaram 1,1%.
Das cinco atividades investigadas, quatro apresentaram crescimento em relação a janeiro:
Informação e comunicação: +1,8%
Serviços profissionais, administrativos e complementares: +1,1%
Outros serviços: +2,2%
Serviços prestados às famílias: +0,5%
コメント