top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Sicoob inaugura revitalização das praças da Matriz e da Fonte de Três Pontas


As praças centrais de Três Pontas estão mais bonitas, coloridas, agradáveis e aconchegantes. Este é o resultado de uma grande parceria que surgiu de uma conversa entre o prefeito Marcelo Chaves Garcia e o comerciante Sávio Martins da Compre Plantas, em 2018.
Conforme discurso do próprio prefeito, foram muitas conversas, reuniões e decisões tomadas para que o Sicoob Copersul custeasse a maior parte dos recursos investidos na revitalização das praças Cônego Victor, da Matriz e Tristão Nogueira, a da Fonte. São cerca de R$250 mil, R$150 mil apenas do Sicoob, o que isoladamente para a Prefeitura seria difícil, principalmente para deixar perfeita como ficou a revitalização.
O início foi quando a Compre Plantas adotou o trevo da MG 167 de acesso a Varginha. Atualmente cinco empresas abraçaram esta ideia e a expectativa é que outras empresas sigam este exemplo, citou Sávio.
Assumir a transformação nestas duas praças centrais, não foi tarefa fácil. Foi plantada nova grama em todos os canteiros, bancos foram higienizados e substituídos. A Secretaria de Meio Ambiente fez a poda de árvores comprometidas. Além disso, foi feita a impermeabilização da Fonte luminosa que estava parada e foi colocada para funcionar. Na Praça Tristão Nogueira, também foi colocado um letreiro.
Para o secretário de Meio Ambiente Marcelo de Figueiredo Gomes, a parceria com o Sicoob e Compre Plantas foi fundamental. O setor público tendo privado junto, possibilita que o Município avance e traga resultados como este: superiores ao que se conseguiria caso fosse apenas a Prefeitura. Este tipo de reforma as vezes se torna mais difícil do que partir do zero. As dificuldades vão desde a compra de materiais até a execução do serviço. Sem falar que a população entender melhor o valor daquilo e colaborar com a preservação de tudo que é feito. “Quando a comunidade entende que ela é dona e ela tem que zelar a preservação é maior”, revela Marcelo de Figueiredo. Além de entregar duas pracinhas mais bonitas, os espaços ganharam um relógio digital com a medição da temperatura. Nele também poderá ser veiculada comunicados e avisos da Prefeitura, da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e do próprio Sicoob. Na Fonte ainda há um espaço cultural para apresentações. A instituição acaba de completar neste mês de janeiro, 29 anos de sua chegada em Três Pontas. O Município é o berço do cooperativismo financeiro, cresceu e tem orgulho de devolver à comunidade, o carinho, respeito e fidelidade com a instituição. A diretora presidente Sara Mesquita Tavares afirma que tem o compromisso de manter o serviço de manutenção até dezembro deste ano, feito pela Compre Plantas, no projeto Adote uma Praça. A limpeza é feita pela Prefeitura.
O pároco e reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora D’Ajuda, Cônego Douglas Baroni, ouviu os agradecimentos das autoridades por entender a necessidade dos eventos serem realizados alí. Ele em contrapartida, diz estar feliz em fazer parte desta história da Terra do Beato Padre Victor e ver parceiros comprometidos com o progresso e o desenvolvimento da cidade. “Da nossa parte gratidão e suas orações e votos de saúde e paz a todos os envolvidos”, acrescentou o Cônego.
O prefeito Marcelo Chaves destacou a parceria frutífera e duradoura que vem de anos com o Sicoob Copersul. As menções do gestor também foram ao Sávio, que comprou a ideia e também as secretarias de Meio Ambiente e Obras que atuam diretamente nestas revitalizações. Ele entende que nem sempre as coisas acontecem no tempo que todos querem, mas neste caso houve um cuidado especial por se tratar de um patrimônio tombado, mas o resultado final foi satisfatório. O Sicoob Copersul conta em Três Pontas com três agências e mais de 3 mil cooperados. As inaugurações ocorreram primeiro em frente ao relógio da Praça da Matriz e depois na Fonte, em frente ao letreiro. Contou com a presença também do secretário de Cultura, Alex Tiso, do chefe de gabinete Felipe Pereira, o diretor geral do IPREV Geraldo Gabriel de Azevedo, membros da diretoria e colaboradores do Sicoob Copersul de Três Pontas. Outras praças da cidade também estão passando por reformas.
Fonte: EquipePositiva

Comments


bottom of page