top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Simulado do Enem aponta que 60% dos estudantes da rede estadual têm nota para garantir vaga em universidades públicas


O primeiro simulado de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pela rede estadual de Minas Gerais, mostra que mais de 60% dos participantes têm pontuação suficiente para garantir uma vaga em universidades públicas do estado.
A análise detalhada das chances de aprovação foi feita pela ferramenta "Simulador Sisu", disponível na plataforma Enem MG.

A ferramenta inovadora foi disponibilizada pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), em parceria com a Editora Estudo Play, e mostra que mais de 95 mil estudantes do ensino médio da rede pública podem alcançar o sonho do ensino superior.

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, destaca que a ferramenta atua como uma bússola, orientando-os sobre o progresso e as possibilidades de ingresso no ensino superior com base em suas avaliações.

“Essa inovação permite aos estudantes visualizar claramente suas oportunidades de entrar na universidade conforme seu desempenho. A cada nova avaliação, eles podem verificar sua pontuação e avaliar se estão no caminho certo para garantir uma vaga”, explica Senra.

Os simulados do Estudo Play trouxeram uma nova perspectiva para a preparação dos estudantes mineiros. Eles contribuem para identificar pontos de melhoria e auxiliar os professores no planejamento das aulas. A plataforma fornece relatórios detalhados, que permitem acompanhar de perto o desenvolvimento de cada turma e estudantes.

Certificado de Participação
O primeiro simulado, realizado em maio, envolveu mais de 155 mil estudantes do 3º ano do ensino médio, que vão receber um Certificado de Participação detalhado com informações sobre seu desempenho e possíveis cursos e universidades onde poderiam ser aprovados. Essa ferramenta tem sido crucial para identificar áreas de melhoria e auxiliar no planejamento das aulas.

“Observar os resultados do simulador é muito estimulante. A emissão do certificado, que será disponibilizado em breve para todas as escolas, esperamos que sirva como mais um estímulo para que os estudantes acessem a plataforma e continuem se preparando.
Afinal, já temos mais de 60% dos alunos com altas chances de ingressar em uma universidade pública, e nosso intuito é que esse número aumente”, destaca a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.

A estudante Iêsa Moreira Teixeira, de 17 anos, da Escola Estadual Doutor José Augusto, em Entre Folhas, no Vale do Rio Doce, tem o sonho de cursar medicina veterinária. Ela falou sobre a surpresa de ter sido um dos destaques do primeiro simulado e reforçou a importância da ferramenta.

“Tem sido muito bom, porque nem todo mundo tem acesso a cursos preparatórios. Para quem está na reta final para fazer o Enem, é um incentivo para conseguirmos boas notas. Lá tem as trilhas personalizadas que mostram os conteúdos que precisamos estudar mais até o dia do exame”, afirma Iêsa.

Teste de Redação
Com o objetivo de auxiliar ainda mais no desenvolvimento, aprendizado e autonomia dos estudantes o Governo de Minas realizou, na terça-feira (13/8) o primeiro Teste de Redação Enem, que contou com a participação de cerca de 185 mil estudantes do 3° ano do Ensino Médio e do 3° período da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O tema da redação foi “Caminhos para uma educação voltada ao desenvolvimento sustentável no Brasil” e teve como objetivo permitir que os estudantes vivenciassem a experiência do exame, conhecendo a estrutura e o esquema de aplicação das provas. O teste foi realizado nos mesmos moldes do Enem, onde cada estudante recebe três folhas: uma para texto motivador e tema da redação, uma para rascunho e outra para resposta, com 50 minutos para concluí-lo.

"Os testes de redação são uma oportunidade de os estudantes exercitarem a produção de texto dissertativo-argumentativo. Além disso, os professores têm acesso ao relatório de desempenho da turma, o que permite um trabalho direcionado para as reais necessidades de aprendizagem dos estudantes”, ressaltou o diretor pedagógico do Estudo Play, Erik Anderson.

A correção da redação será feita com auxílio de Inteligência Artificial, proporcionando agilidade nos resultados e feedbacks precisos. A partir de fotos, o sistema reconhece o texto manuscrito e avalia a estrutura da proposta para atribuir a nota, com base nas competências exigidas pelo Enem.
Fonte: AgênciaMinas

Comments


bottom of page