top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Sistema Faemg Senar vai promover Dia de Campo para produtores assistidos pelo ATeG Café + Forte




O Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo, Ofi Coffee Brazil (Olam Agrícola), Associação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil, Syngenta, Bayer, Starbucks e Sicoob Credivar, vai promover o Dia de Campo ATeG Café + Forte, em Santo Antônio do Amparo. O encontro será dedicado aos produtores beneficiados pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial ATeG Café + Forte e será realizado no dia 19/04, sexta-feira, a partir das 7h30.

O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, destaca o papel importante destes grandes parceiros para o sucesso do evento.

“O dia de campo do ATeG Café + Forte traz ao produtor muito conhecimento e aprendizado. Esse evento em Santo Antônio do Amparo terá um modelo diferente dos tradicionais, pois visitaremos mais de uma propriedade para mostrar ao produtor outros panoramas de lavouras e produção. Teremos importantes parceiros fazendo exposições de temas ligados a cafeicultura, trazendo ainda mais informação, conexão e experiências novas para quem estiver presente”, explicou o gerente.

A expectativa é que cerca de 100 produtores estejam presentes. O evento incluirá palestras sobre cafeicultura regenerativa e captura de carbono, visando levar conhecimento aos cafeicultores sobre métodos sustentáveis de cultivo que podem ajudar a reduzir custos, aumentar a produtividade e combater as mudanças climáticas.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo, Heloízio Domingos Savio Teixeira Carvalho, contou que o momento é de grande importância para o setor, tendo em vista a oportunidade de obter novos conhecimentos e acessar tecnologias inovadoras.

“Com grande prazer estaremos realizando em nossa cidade o primeiro Dia de Campo para os produtores assistidos pelo ATeG. O evento será bem dinâmico, com bastante interação entre os cafeicultores e nossos parceiros não mediram esforços para que esse encontro pudesse acontecer. O Sindicato dos Produtores Rurais de Santo Antônio do Amparo, importante ferramenta de representação do homem do campo, agradece a todos os envolvidos e a Prefeitura de Santo Antônio do Amparo pelo seu apoio fundamental”, contou.

Um dos produtores assistidos pelo ATeG Café + Forte, Arlindo José de Jesus Pala Lelis, compartilha sua trajetória de superação de desafios graças ao suporte do Programa. Ele conta que iniciou os atendimentos em meio a uma crise cafeeira, causada por geadas severas, que afetou muitos cafeicultores. Graças ao ATeG, Arlindo conseguiu superar este período difícil, reestruturar sua lavoura e continuar na atividade:

“Eu e meu pai enfrentamos essa crise juntos e conseguimos renovar nossa lavoura. Hoje, tenho três hectares em minha propriedade. O apoio na gestão, que recebemos durante os atendimentos, transformou completamente a nossa forma de administrar os custos. Aqui no sítio, nós dividimos assim: ‘antes do Sistema Faemg Senar e depois do Sistema Faemg Senar’, pois, a diferença é gritante e vivemos outra realidade. Com certeza, minha presença para o Dia de Campo já está confirmada. Fico muito satisfeito com essa iniciativa do Sistema Faemg Senar e, para mim, a oportunidade de trocar experiências com outros produtores é algo que valorizo muito”, contou.

“Nossa região possui muitos pequenos produtores e o objetivo é demonstrar práticas que realmente funcionam, compartilhando soluções que os próprios vizinhos têm usado para resolver problemas comuns em suas propriedades. Vamos abordar temas como o controle de mato, o uso de pré-emergente, controle fitossanitário preventivo, agricultura orgânica, opções de seguro, comercialização de café, entre outros. Tudo isso para trazer conhecimento valioso aos nossos produtores, ajudando-os a melhorar suas lavouras e negócios”, finalizou o técnico de campo Pacelli Monteiro de Paula.

Comments


bottom of page