top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Sisu 2024 terá edição única com 1.689 vagas ofertadas pela UNIFAL-MG para ingresso nos cursos de graduação 1º e 2º semestre

  • gazetadevarginhasi
  • 20 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura



Os candidatos às vagas dos cursos de graduação oferecidas pela UNIFAL-MG e por outras instituições de ensino superior no Brasil precisam ficar atentos às mudanças no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Neste ano de 2024, o Sisu terá edição única, portanto, diferentemente de outras edições ocorridas até 2023, que incluíam duas seleções – uma no início e outra no meio do ano -, agora uma única edição vai servir para selecionar os estudantes tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre. As inscrições acontecem de 22 a 25 de janeiro de 2024. “A partir deste ano, quem quiser ingressar em 2024/2 terá que participar do Sisu agora”, enfatiza Geraldo Liska, diretor de Processos Seletivos da UNIFAL-MG. No Sisu 2024, a Instituição oferece 1.689 vagas, sendo 814 vagas de ampla concorrência e 875 vagas para cotista, conforme a Lei nº 12.711/2012.

Para ingresso no primeiro semestre, os candidatos vão poder concorrer a uma das 1.237 vagas distribuídas em 34 cursos de graduação. Já quem se interessar em se inscrever para ingresso no segundo semestre concorrerá a uma das 432 vagas distribuídas em 13 cursos.

De acordo com o diretor de Processos Seletivos, alguns cursos da UNIFAL-MG ofertam vagas tanto para ingresso em 2024/1 como em 2024/2, caso em que serão consideradas as classificações dos candidatos.

“Os que forem melhor classificados dentro do limite das vagas ingressarão no 1º semestre letivo, que iniciará em 26/02/2024. Os próximos, farão sua matrícula para o 2º semestre letivo, iniciando as aulas em 01/08/2024”, ressalta. “Mas é importante ficar atento às chamadas, pois, se houver desistentes, aquele que previamente ficou para 2024/2 poderá ser convocado para iniciar suas aulas em 2024/1”, orienta.
Outra mudança no processo seletivo de 2024 foi a atualização da Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas. Alterada pela Lei nº 14.723/2023, a política propõe as seguintes mudanças: inclusão de nova categoria de reserva de vagas para os quilombolas, redução da renda per capita de 1,5 salário-mínimo para 1 salário-mínimo e os candidatos optantes por reserva de vagas serão classificados inicialmente pela ampla concorrência (caso tenham nota para ingressar pela ampla concorrência).

“Ao se inscrever, o candidato poderá optar por uma ou mais entre essas modalidades e será convocado para a matrícula naquela em que obteve a melhor classificação. Por isso é importante, desde já, separar a documentação exigida nas modalidades escolhidas e não deixar para a última hora”, alerta Geraldo Liska. A UNIFAL-MG também fez alguns ajustes no Edital nº 001/2024/UNIFAL-MG, como o cronograma detalhado com todas as datas de convocação, data da matrícula (último dia para envio de documentos), data da entrevista de heteroidentificação (vagas para pessoas negras) e prazo para interposição de recursos (que será de 2 dias úteis a partir da notificação do indeferimento).
“Quem se inscrever para as vagas de pessoas negras (pretas ou pardas), já deve estar preparado para a entrevista de heteroidentificação, online, cujas datas constam no cronograma. Importante frisar que só participa dessa etapa quem enviou a documentação dentro do prazo estipulado”, salienta.

Geraldo Liska explica que indígenas e quilombolas também precisam atestar a veracidade das informações, seja por meio do Registro de Nascimento Indígena; Carta de Recomendação ou declaração da comunidade quilombola afirmando que pertence a ela.

No caso de o candidato não ser aprovado na chamada regular do Sisu, ainda poderá concorrer à Lista de Espera, que contém todos os candidatos excedentes que manifestaram interesse em participar por meio Sisu, nas datas estabelecidas no cronograma do MEC, na página do Sisu: http://sisu.mec.gov.br.
Mais detalhes sobre cursos, vagas existentes para cada curso e seus semestres de ingresso, bem como as oportunidades da vida acadêmica estão disponíveis no site da Unifal. Na página, também podem ser acessados o Termo de Adesão e o Edital nº 001/2024/UNIFAL-MG.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page