top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

STF forma maioria pela condenação de Zambelli, mas defesa aposta em reavaliação

  • gazetadevarginhasi
  • 25 de mar.
  • 1 min de leitura
A defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) ainda acredita na possibilidade de reversão de sua condenação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por porte ilegal de arma de fogo. Apesar de o julgamento já ter maioria formada com placar de 6 a 0, os advogados veem espaço para uma reavaliação do caso caso surjam divergências entre os ministros.
O julgamento, que está sendo realizado de forma virtual, prosseguiu mesmo após um pedido de vista do ministro Nunes Marques. Ainda assim, os ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Dias Toffoli já votaram pela condenação de Zambelli.
Segundo o advogado Daniel Bialski, a defesa está atenta à possibilidade de que um eventual destaque ou divergência interna leve à reanálise do caso.
“Inobstante os votos proferidos, eventual divergência e destaque pode motivar reavaliação do caso, e é isso que a defesa espera que aconteça”, disse à CNN.
Na semana anterior, a equipe jurídica da deputada visitou os gabinetes de metade dos ministros do STF, inclusive o do relator Gilmar Mendes, solicitando absolvição.
Apesar dos esforços, Mendes manteve sua posição favorável à condenação. O caso continua repercutindo fortemente na cena política, e partidos como o PL já projetam que uma eventual cassação de Zambelli na Câmara só seja avaliada a partir de 2026.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page