STF julga nesta quarta-feira decisão de Dino sobre emendas parlamentares
- gazetadevarginhasi
- 27 de fev.
- 2 min de leitura

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (28) o julgamento da decisão do ministro Flávio Dino que homologou o plano de trabalho do Congresso para ampliar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares ao Orçamento da União.
A decisão de Dino já está em vigor, mas precisa ser referendada pelo plenário da Corte, conforme determina o regimento interno. O julgamento será realizado em sessão virtual, com início na sexta-feira e término previsto para as 23h59 da próxima quarta-feira (5). O compromisso do Congresso foi enviado ao ministro na terça-feira (25). Dino é o relator dos processos que tratam das medidas de transparência estabelecidas pelo STF para o pagamento das emendas.
Na mesma decisão, o ministro autorizou o pagamento das emendas deste ano e de anos anteriores que estavam suspensas por determinação da Corte.
Regras do plano de trabalho
O plano de trabalho da Câmara e do Senado estabelece que, a partir deste ano, todas as emendas devem obrigatoriamente identificar o parlamentar responsável pela indicação e a entidade beneficiada pelos recursos.
No entanto, a decisão de Dino mantém suspensas algumas categorias de emendas, incluindo:
Recursos destinados a Organizações Não Governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor que foram alvo de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU);
Verbas para a Saúde que não estejam regularizadas em contas bancárias específicas;
Emendas de bancada e de comissão que não foram convalidadas em atas das respectivas comissões ou que não tenham identificação do parlamentar responsável.
Comments