Suplemento e canela são retirados do mercado por irregularidades detectadas em laudos
gazetadevarginhasi
26 de jun.
1 min de leitura
Divulgação
Anvisa manda recolher lote de suplemento com glúten e canela com impurezas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão do lote 2408J5 do suplemento proteico para atletas 100% Full Whey, da marca Fullife Nutrition, fabricado pela empresa SFS Alimentos Ltda. A medida foi adotada após análises laboratoriais indicarem a presença de glúten — com traços de trigo, centeio e cevada — em desacordo com as informações do rótulo, que não indicavam esses componentes.
Além disso, foram identificadas alegações não permitidas na rotulagem, o que caracteriza propaganda enganosa ao consumidor. A análise foi conduzida pela Fundação Ezequiel Dias (Funed/Lacen-MG), que emitiu laudo técnico recomendando a retirada do produto do mercado.
Outro produto que também teve seu recolhimento determinado foi a Canela-da-China em pó, lote 371LAG2419, da marca Kinino, produzida pela empresa H.L. do Brasil Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda. O produto apresentou resultado insatisfatório nos testes de qualidade, com detecção de amido — substância não característica da canela — além da presença de impurezas e materiais estranhos detectados em análises microscópicas e histológicas.
A avaliação da canela da marca Kinino também foi realizada pela Funed, que concluiu pela inadequação do lote às normas sanitárias vigentes. Com isso, a Anvisa determinou a suspensão da comercialização e a retirada do produto do mercado nacional.
Comentarios