top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Suprema Corte dos EUA autoriza Trump a deportar imigrantes para terceiros países sem direito à contestação

  • gazetadevarginhasi
  • 24 de jun.
  • 1 min de leitura
A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou, nesta segunda-feira (23), que o governo do ex-presidente Donald Trump retome um modelo de deportação que permite o envio de imigrantes para países terceiros, mesmo que não sejam seus países de origem. A decisão foi tomada por maioria conservadora, com apenas três juízes liberais votando contra.
Antes dessa decisão, uma ordem judicial determinava que os imigrantes deveriam ter direito de contestar deportações que os colocassem em risco de perseguição, tortura ou morte em países para os quais não possuem vínculo. A decisão derrubada havia sido emitida pelo juiz distrital Brian E. Murphy, de Boston.
A juíza Sonia Sotomayor alertou para as consequências graves da medida:
“A decisão da Suprema Corte deixa milhares de pessoas vulneráveis ao risco de tortura ou morte.”
O caso que provocou a reviravolta envolveu a deportação de oito imigrantes enviados ao Sudão do Sul, o que gerou forte mobilização de defensores de direitos humanos e organizações de imigração.
A Aliança Nacional de Litígios de Imigração também criticou duramente a decisão, afirmando que ela trará consequências “terríveis” para os deportados.Já a porta-voz do Departamento de Segurança Interna (DHS), Tricia McLaughlin, comemorou:
“É uma grande vitória para a segurança do povo americano.”
Advogados de defesa indicaram que seguirão contestando a medida em outras instâncias, mas, por enquanto, a decisão da Suprema Corte estabelece um precedente de grande impacto na política de imigração norte-americana.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page