top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

TJMG apresenta Programa NÓS e reforça cultura da paz nas escolas

  • gazetadevarginhasi
  • 13 de mai.
  • 1 min de leitura
TJMG apresenta Programa NÓS e reforça cultura da paz nas escolas
O 3º vice-presidente do TJMG e coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima, explicou sobre o programa. (Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG)
TJMG apresenta Programa NÓS a escolas e reforça cultura da paz no ambiente escolar.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou nesta segunda-feira (12), no Tribunal Pleno, o Programa NÓS – Justiça Restaurativa nas Escolas. Criado em 2018, o projeto já formou mais de dois mil professores e servidores como facilitadores de práticas autocompositivas, voltadas à pacificação e resolução de conflitos no ambiente escolar.

A apresentação foi feita pelo 3º vice-presidente do TJMG e coordenador do Nupemec, desembargador Rogério Medeiros, que representou o presidente da Corte, Luiz Carlos Corrêa Júnior. “O programa é uma solução autocompositiva voltada para a pacificação, prevenção e resolução de conflitos no meio escolar”, destacou o magistrado.

O juiz Thiago Grazziane Gandra leu o pronunciamento do 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna, que idealizou o projeto em sua gestão anterior: “Tive alegria pelo programa ter sido institucionalizado, fortalecendo a cultura da paz e promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo”.

A promotora Danielle Arlé explicou os três pilares da Justiça Restaurativa: resolutivo, preventivo e transformador. “A disciplina restaurativa cria ambientes de aprendizado mais justos e compassivos”, ressaltou. A rede municipal de ensino de Belo Horizonte já conta com 160 escolas participantes, 638 profissionais capacitados e 101 câmaras de prática restaurativa implantadas.

O evento contou com representantes da Secretaria de Educação, Defensoria Pública, Ministério Público, UFMG, TRT-3ª Região, Guarda Municipal e outros parceiros da iniciativa.
Fonte: TJMG

Comentarios


Gazeta de Varginha

bottom of page