top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

TJMG condena apicultor por negligência após ataque de abelhas em João Pinheiro

  • gazetadevarginhasi
  • 19 de mar.
  • 1 min de leitura
TJMG condena apicultor por negligência após ataque de abelhas em João Pinheiro
Reprodução
TJMG mantém condenação de apicultor por ataque de abelhas que matou cão em João Pinheiro.

A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve a decisão da Comarca de João Pinheiro, no Noroeste do Estado, que condenou um apicultor a indenizar um casal devido a um ataque de abelhas que resultou na morte do cão deles. A indenização foi fixada em R$ 5 mil por danos morais para cada um dos tutores do animal, além de R$ 231,51 por danos materiais.

O caso ocorreu em 4 de outubro de 2020, quando o casal caminhava pelas ruas de um distrito de João Pinheiro com sua cadela de estimação e foi surpreendido por um enxame de abelhas africanas. O animal chegou a ser levado a uma clínica veterinária e medicado, mas não resistiu às ferroadas. O casal também sofreu ferimentos nos braços, pernas, rosto, mãos e cabeça.

O apicultor apresentou sua autorização para a criação de abelhas, mas o juiz Hugo Silva Oliveira, da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude de João Pinheiro, entendeu que isso não afastava sua responsabilidade pelo ocorrido.

Ao analisar o recurso do criador de abelhas, a desembargadora Shirley Fenzi Bertão manteve a condenação, destacando que a atividade exige cautela, pois apresenta riscos à sociedade. Com base em depoimentos, ela concluiu que o apicultor agiu com negligência ao não adotar medidas preventivas e por não prestar auxílio às vítimas do ataque. Os desembargadores Rui de Almeida Magalhães e Marcelo Pereira da Silva acompanharam o voto da relatora.
O acórdão do caso está registrado sob o nº 1.0000.22.262790-3/003.
Fonte: TJMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page