TJMG realiza primeiro casamento comunitário de Bom Despacho com apoio do Cejusc
gazetadevarginhasi
24 de jun.
2 min de leitura
Divulgação
Bom Despacho realiza seu primeiro casamento comunitário com apoio do TJMG e Cejusc.
Em uma cerimônia marcada por emoção e simbolismo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com o Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Bom Despacho, realizou, no último dia 17 de junho, o primeiro casamento comunitário do município. Ao todo, 21 casais oficializaram a conversão de suas uniões estáveis em casamento civil.
Durante o evento, a juíza Rafaella Rodrigues Moreira Lima, coordenadora do Cejusc local, destacou a importância do momento para os casais e para a comunidade. “É com imensa alegria que hoje participamos deste momento tão especial, no qual celebramos não apenas a formalização de vínculos jurídicos, mas, sobretudo, a reafirmação de um compromisso de amor, respeito e companheirismo”, declarou.
Casais como Kelly Luciana e Gabriel Rodrigues, juntos há mais de cinco anos, relataram a emoção de participar da cerimônia. “Achamos maravilhosa a cerimônia, muito além do que imaginamos. Essa iniciativa nos proporcionou realizarmos o nosso sonho de converter a nossa união. Agradecemos à equipe do Cejusc que nos orientou desde o início”, disseram.
Gabriela Cristina e Gabriel Rodrigues, juntos há oito anos, também celebraram a conquista. “Esse evento foi a oportunidade de resguardarmos os nossos direitos como casal”, afirmaram.
A cerimônia contou com o apoio do Cartório de Registro Civil de Bom Despacho e do Recivil, responsáveis pelos registros e emissão da documentação. A 3ª Vice-Presidência do TJMG e a Assessoria da Gestão de Inovação (Agin) também atuaram na organização.
Voluntários locais contribuíram para tornar o momento ainda mais especial, oferecendo serviços como buffet, decoração e sorteio de diárias em hotéis da região. A solenidade também foi abrilhantada pela apresentação da banda do 7º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, conhecida como “Banda do Machado de Prata”.
O evento reuniu servidores do fórum, representantes de instituições, autoridades e familiares dos casais, promovendo um ambiente acolhedor e festivo.
A iniciativa integra o projeto Cejusc Itinerante, coordenado pela 3ª Vice-Presidência do TJMG, com apoio da Agin. O objetivo do programa é ampliar o acesso à Justiça e estimular a resolução pacífica de conflitos, conforme diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça.
コメント