TJMG reforça atuação de Cejuscs em Paraguaçu, Alfenas e Areado com visitas técnicas
gazetadevarginhasi
12 de abr.
2 min de leitura
A juíza Paula Oliveira (segunda à direita), a gerente de secretaria Vanessa Silva (com crachá) e os colaboradores João Vitor Martins e Nataniane Souza (Seanup) , Natiara Telini (Fórum) e Brener Cassimiro, do Cejusc (Crédito: Divulgação/TJMG)
TJMG realiza visitas técnicas a Cejuscs de Paraguaçu, Alfenas e Areado para fortalecer ações de cidadania e conciliação.
A 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu, nos dias 8, 9 e 10 de abril, uma série de visitas técnicas aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) das comarcas de Paraguaçu, Alfenas e Areado, situadas nas regiões Sudoeste e Sul de Minas Gerais. As ações foram conduzidas pela equipe do Serviço de Apoio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Seanup/Nupemec), com o objetivo de fortalecer os serviços de cidadania e fomentar a desjudicialização de conflitos.
Durante as visitas, foram padronizados procedimentos internos, com repasse de instruções de trabalho e ajustes nos sistemas processuais. Além disso, as equipes locais compartilharam boas práticas e debateram formas de ampliar o alcance das ações oferecidas à população.
Em Paraguaçu, a visita foi acompanhada pela juíza coordenadora do Cejusc, Paula Ozi Silva Rosalin de Oliveira. O encontro abordou projetos como as Oficinas de Parentalidade, os Postos de Atendimento Pré-Processuais (Papres), mutirões e casamentos comunitários. Estiveram presentes também a gerente de secretaria, Vanessa Lopes da Silva, e demais colaboradores do Fórum e do Seanup.
No Cejusc de Alfenas, sob coordenação da juíza Denise Lúcio Tavela, a equipe técnica conheceu a estrutura local, esclareceu dúvidas e orientou sobre os fluxos de tramitação de procedimentos pré-processuais, além da coleta de dados estatísticos essenciais para o aprimoramento da atuação do centro.
Já em Areado, sob a coordenação do juiz Elias Aparecido de Oliveira, o foco esteve na padronização dos fluxos de trabalho e na apresentação de projetos viáveis para o centro, visando ampliar os atendimentos para toda a comarca. A recepção foi feita pela gerente de secretaria Marília Vasconcelos de Sousa e pelas colaboradoras do Fórum.
As visitas técnicas, regulamentadas pela Portaria 3940/2022 da 3ª Vice-Presidência, integram as ações do Programa Justiça Eficiente – Projef 5.0, instituído pela Portaria Conjunta 1373/PR/2022. A iniciativa busca expandir parcerias institucionais e qualificar os serviços prestados pelos Cejuscs.
Coordenadoras e coordenadores de centros interessados em receber a visita da equipe do Seanup/Nupemec podem solicitar o agendamento pelo e-mail: nupemec@tjmg.jus.br.
Commentaires