Tráfico lidera denúncias no Disque 181; crimes cibernéticos disparam em Minas
29 de jan.
Reprodução
Crimes mais denunciados em Minas: tráfico lidera ranking; crimes cibernéticos e incêndios florestais crescem.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) divulgou o balanço anual das denúncias registradas por meio do Disque Denúncia 181. Em 2024, foram contabilizadas 79.164 denúncias anônimas em todo o estado. Belo Horizonte lidera o ranking das cidades com maior número de registros, sendo responsável por 18% do total – o que representa 14.140 ligações. No geral, a média diária de denúncias no estado chega a 220, enquanto a mensal ultrapassa 6.500 notificações.
O tráfico de drogas foi o crime mais denunciado, representando 41% das chamadas recebidas pelo 181. Ao longo do ano, foram registradas cerca de 32.600 denúncias sobre tráfico, com uma média de 2.716 notificações mensais.
Na segunda posição, os casos de maus-tratos contra animais somaram 12.440 denúncias, o que equivale a 17% do total e representa um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Já crimes contra crianças e adolescentes e contra idosos ocupam a terceira e quarta colocação, com 3.044 e 2.813 denúncias, respectivamente.
Crimes cibernéticos e incêndios florestais criminosos tiveram os maiores crescimentos percentuais no último ano. As denúncias de fraudes financeiras, estelionato virtual e pornografia digital aumentaram 336% em relação a 2023. Já as notificações de incêndios criminosos cresceram 245%. Somados, esses crimes resultaram em mais de 1.180 denúncias ao longo do ano.
Cidades com mais denúncias
O levantamento da Sejusp revelou as dez cidades mineiras que mais utilizaram o Disque Denúncia 181. Juntas, elas somam 41% das chamadas recebidas no estado. Belo Horizonte lidera a lista com 18% das denúncias, seguida por Juiz de Fora, Uberlândia e Contagem, cada uma com 4% das notificações.
Betim, Ribeirão das Neves, Montes Claros e Divinópolis aparecem em seguida, com 2% das denúncias cada. Já Sete Lagoas (1,5%) e Governador Valadares (1,3%) completam o ranking das dez cidades com maior volume de registros.
Como utilizar o Disque Denúncia Unificado
O Disque Denúncia 181 é um canal gratuito e sigiloso, disponível em todo o estado de Minas Gerais. Qualquer cidadão pode utilizá-lo para fornecer informações sobre crimes e foragidos da Justiça, garantindo anonimato. Ao registrar a denúncia, o usuário recebe um protocolo para acompanhar o encaminhamento do caso. O serviço é uma ferramenta essencial para apoiar as forças de segurança no combate à criminalidade e garantir mais segurança à população.
Bình luận