top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Trabalho escravo e abuso sexual: operação federal desmantela esquema em cidade mineira

  • gazetadevarginhasi
  • 10 de abr.
  • 1 min de leitura
Trabalho escravo e abuso sexual: operação federal desmantela esquema em cidade mineira
Reprodução
Três presos por trabalho análogo à escravidão no interior de Minas Gerais.

Uberaba/MG – Em operação conjunta deflagrada nesta terça-feira (8/4), a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Gerência Regional do Trabalho em Uberaba, investigam denúncia de trabalho análogo ao de escravo no município de Planura, no Triângulo Mineiro. A ação, batizada de Operação Novo Amanhã, teve início após denúncia feita pelo Disque 100.

Três pessoas foram presas em flagrante por submeterem uma vítima a condições degradantes de trabalho e restrição de liberdade. Conforme apurado pelas autoridades, a vítima vivia há mais de oito anos nessa condição, trabalhando sem qualquer remuneração em troca apenas de moradia e alimentação. Marcas de agressões físicas foram confirmadas por testemunhas, e há indícios de outras formas de violência, como abuso sexual e extorsão.

Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça. Durante a ação, foram apreendidos celulares, notebooks e pen drives que podem conter mais provas. As investigações continuam com o objetivo de identificar outras vítimas e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.

De acordo com o relato que originou a operação, a vítima era mantida em cárcere privado e obrigada a executar tarefas domésticas e comerciais em um estabelecimento dos suspeitos. O cenário envolvia ainda agressões físicas e verbais, isolamento, retirada de documentos e diversas formas de violência psicológica e sexual.
Fonte: PF

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page