top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Treinamento com agentes no Zoobotânico de Varginha amplia ações contra febre amarela

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de abr.
  • 1 min de leitura

Treinamento com agentes no Zoobotânico de Varginha amplia ações contra febre amarela
Reprodução

SES-MG intensifica vigilância contra febre amarela no Sul de Minas com treinamento em Varginha.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu um treinamento técnico em Varginha para reforçar a vigilância da febre amarela no Sul do estado, onde foram recentemente confirmados casos da doença tanto em humanos quanto em primatas não humanos (PNHs). A ação busca intensificar a resposta rápida à circulação do vírus na região.

O município foi um dos pontos estratégicos escolhidos para receber a capacitação, que contou com etapas teóricas e práticas. A fase prática aconteceu no Parque Zoobotânico de Varginha, onde agentes da vigilância epidemiológica participaram de um treinamento especializado na coleta de amostras biológicas de primatas. A iniciativa visa garantir a detecção precoce do vírus e a rápida adoção de medidas de contenção, como a intensificação da vacinação.

Durante o curso, os participantes também foram instruídos sobre a captura de mosquitos vetores, etapa essencial para o monitoramento ambiental da febre amarela. A SES-MG reforça que a doença pode ser evitada por meio da vacinação e alerta que os macacos não transmitem o vírus. Pelo contrário, esses animais atuam como sentinelas da saúde pública, ajudando a identificar com antecedência a circulação do vírus em áreas de risco.

Com iniciativas como essa, a Secretaria de Saúde busca fortalecer a prevenção e garantir mais segurança à população mineira.
Fonte: PMV

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page