Trump afirma que Israel entregará Faixa de Gaza aos EUA após guerra
8 de fev.
Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (6) que, ao fim da guerra, Israel entregará a Faixa de Gaza aos Estados Unidos, sem a necessidade de tropas americanas para implementar seu plano de controle e reurbanização da região.
Trump reafirmou sua proposta de reassentar dois milhões de palestinos de Gaza no Oriente Médio, mencionando em sua rede social, Verdade Social, que a região seria entregue aos EUA ao final do conflito e destacando que não seriam necessários soldados americanos para garantir a estabilidade no local. Ele afirmou que os Estados Unidos tomariam controle da Faixa de Gaza, retirariam as bombas não detonadas e os escombros, reconstruindo a área devastada pela guerra.
Apesar das críticas de palestinos, governos árabes e líderes mundiais, Trump manteve sua proposta, afirmando que, quando a Faixa de Gaza fosse entregue aos EUA, os palestinos já teriam sido reassentados em comunidades mais seguras e com habitações modernas. O presidente indicou que equipes de desenvolvimento dos EUA ajudariam na reconstrução do território, promovendo segurança e qualidade de vida para os reassentados. No entanto, sua proposta gerou controvérsias e foi considerada por alguns como uma medida apressada, sem discussões com o Pentágono ou o Departamento de Estado.
A Casa Branca afirmou que a ideia não era hostil, e o chefe da diplomacia americana, Marco Rubio, reiterou que a mudança dos palestinos seria temporária. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, sugeriu que o exército elaborasse um plano para saídas voluntárias da região.
Comments