Trump anuncia início de negociações com Putin para encerrar guerra na Ucrânia
13 de fev.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (12) que teve uma "longa e altamente produtiva conversa" por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo Trump, os dois discutiram diversos temas, incluindo a guerra na Ucrânia, o Oriente Médio e a economia global.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou que ambos concordaram que é necessário interromper as “milhões de mortes” causadas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia. Como parte desse entendimento, os dois líderes decidiram iniciar negociações formais para buscar uma solução para a guerra.
O republicano disse que as tratativas serão conduzidas por altos funcionários de seu governo, incluindo o Secretário de Estado Marco Rubio, o diretor da CIA John Ratcliffe, o Conselheiro de Segurança Nacional Michael Waltz e o enviado especial Steve Witkoff.
Além disso, Trump afirmou que entraria em contato imediatamente com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para informá-lo sobre a conversa e dar início às negociações.
Na publicação, Trump também ressaltou que, caso estivesse no poder antes do início da guerra, o conflito não teria ocorrido. “Mas aconteceu, então precisa acabar. Nenhuma vida mais deve ser perdida! Quero agradecer ao presidente Putin por seu tempo e esforço nesta ligação. Acredito que esse esforço levará a uma conclusão bem-sucedida, esperançosamente em breve”, declarou.
O anúncio vem em meio a um cenário de incerteza geopolítica e pressões internacionais para que a guerra chegue ao fim. Ainda não há uma resposta oficial de Kiev ou do Kremlin sobre os próximos passos das negociações.
Comments