Trump cita guerra comercial, imigração e Ucrânia em discurso no Congresso dos EUA
gazetadevarginhasi
5 de mar.
1 min de leitura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso inflamado no Congresso americano nesta terça-feira (4), abordando temas polêmicos como imigração, guerra comercial e o conflito na Ucrânia. Enquanto foi aplaudido por republicanos, democratas reagiram com protestos e placas de oposição.
No tema imigração, Trump destacou que sua administração está realizando “a maior deportação da história do país” e reforçou que tropas foram enviadas à fronteira com o México para conter a entrada de imigrantes ilegais. Ele também defendeu a Lei Laken Riley, que endurece punições contra imigrantes envolvidos em crimes.
Na política econômica, Trump reafirmou seu compromisso com o protecionismo, citando o Brasil ao lado da União Europeia, China e México como alvos de novas tarifas comerciais. Ele justificou a medida dizendo que os países estavam "explorando os EUA há anos".
Sobre a Ucrânia, Trump afirmou que está "trabalhando sem medir esforços" para um cessar-fogo, mas acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de ser ingrato pela ajuda americana. A tensão entre os dois líderes aumentou após um bate-boca na Casa Branca, o que levou Trump a suspender a ajuda militar ao país.
Finalizando o discurso, Trump prometeu que os EUA entrarão em uma "nova era de ouro", garantindo que fez mais em 43 dias de governo do que outros presidentes em anos.
Comments