Trump pode iniciar guerra comercial com México e Canadá
gazetadevarginhasi
1 de fev.
1 min de leitura
Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça cumprir sua promessa de impor tarifas de 25% sobre produtos do México e Canadá a partir de 1º de fevereiro, o que pode gerar sérias consequências para os três países. Apesar do T-MEC, acordo de livre comércio entre os países,
Trump sugeriu que poderia isentar o petróleo do México e do Canadá das tarifas, mas planeja aplicar um imposto de 10% sobre produtos chineses e ameaçou tarifas de até 100% sobre o bloco BRICS, caso evitem o uso do dólar em transações internacionais.
A Oxford Economics estima que tal movimento poderia reduzir o crescimento da economia dos EUA em 1,2%, e provocar uma recessão no México.
Já o Canadá e o México poderiam sofrer contrações de PIB de 3,6% e 2%, respectivamente.
A China, embora prejudicada, poderia se beneficiar das tensões entre os países norte-americanos.
Durante sua campanha, Trump havia proposto tarifas sobre produtos importados para financiar cortes de impostos, mas após sua eleição, as tarifas passaram a ser usadas como uma ferramenta de negociação, visando forçar mudanças nas políticas de imigração e controle de drogas nos países vizinhos.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, demonstrou otimismo quanto à não implementação das tarifas, mas o setor agrícola, que depende fortemente das exportações para os EUA, está preocupado com os impactos. No Canadá, a possibilidade de tarifas intensificou a crise política, que culminou na renúncia do primeiro-ministro Justin Trudeau.
A visita de um ministro canadense a Washington busca encontrar uma solução para evitar as tarifas, mas as tensões continuam elevadas, com ambos os países tentando evitar o impacto econômico das medidas de Trump.
Comments