top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

TSE Recebe uma Denúncia de Propaganda Irregular por Minuto nos Primeiros Dias da Campanha Eleitoral

eleição
Nos primeiros dez dias desde o início da propaganda eleitoral em 16 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades, o que equivale a uma média de uma denúncia por minuto. A maior parte dessas denúncias está relacionada a campanhas para o cargo de vereador, e o estado de São Paulo lidera o número de queixas, com 2.891 denúncias, seguido por Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
Essas denúncias foram feitas através do aplicativo Pardal, disponível para dispositivos Android e iOS, que permite aos eleitores reportar irregularidades diretamente à Justiça Eleitoral. O TSE tem aprimorado o aplicativo desde sua criação em 2012, e este ano, ele foi ampliado para permitir denúncias de desvios em campanhas eleitorais na internet, especialmente em relação ao uso de Inteligência Artificial.
Além do Pardal, o TSE também oferece o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que permite que cidadãos denunciem casos de desinformação, ameaças, incitação à violência, e outros comportamentos irregulares que não estão necessariamente relacionados à propaganda eleitoral.

Comments


bottom of page