top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Unifal passa a oferecer exames genéticos em medula óssea para pacientes do SUS

  • gazetadevarginhasi
  • 24 de jun.
  • 1 min de leitura
Unifal passa a oferecer exames genéticos em medula óssea para pacientes do SUS
Divulgação
Unifal inicia exames genéticos em medula óssea para pacientes com câncer hematológico.

O Serviço de Diagnóstico Genético (SDG) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) dará início, em julho, aos exames citogenéticos em amostras de medula óssea. Os atendimentos contemplarão pacientes com neoplasias hematológicas — como leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas — da Onco-Hematologia da Santa Casa de Alfenas.

A iniciativa permitirá a realização de exames de cariótipo, fundamentais para diagnósticos precisos, definição de tratamentos e monitoramento da evolução clínica. O professor Angel Maurício Castro Gamero, do Instituto de Ciências da Natureza (ICN) da Unifal, destacou a importância da ação: “É o primeiro serviço da cidade habilitado para realizar esse tipo de exame de média e alta complexidade no contexto do SUS”.

Até então, os testes só estavam disponíveis em laboratórios particulares ou eram enviados para centros especializados de outras cidades, o que elevava os custos e aumentava o tempo de espera dos pacientes da rede pública.

A equipe do projeto é composta por especialistas em análises cromossômicas. Os pacientes serão encaminhados pelo oncologista Carlos Eduardo Engel Velano, da Santa Casa, com o objetivo de garantir maior rapidez e qualidade na assistência. “Esses exames são essenciais não apenas para o diagnóstico, mas também para acompanhar casos de doenças onco-hematológicas”, destacou o médico.
Fonte: OndaSul

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page