Uso de fio dental pode reduzir risco de AVC e arritmia cardíaca, aponta estudo
gazetadevarginhasi
3 de fev.
1 min de leitura
Um estudo da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, revelou que o uso regular do fio dental pode trazer benefícios que vão além da saúde bucal: ele pode ajudar a reduzir significativamente os riscos de acidente vascular cerebral (AVC) e fibrilação atrial (FA), um tipo de arritmia cardíaca.
A pesquisa, que será apresentada na Conferência Internacional sobre AVC entre os dias 5 e 7 de fevereiro em Los Angeles, acompanhou 6.278 participantes ao longo de 25 anos. Os voluntários responderam a questionários sobre seus hábitos de higiene bucal, e 65% afirmaram usar fio dental pelo menos uma vez por semana.
🔹 Redução de 22% no risco de AVC isquêmico (o mais comum, causado por obstrução das artérias do cérebro).🔹 Redução de 44% no risco de AVC cardioembólico, associado a problemas cardíacos.🔹 Redução de 12% no risco de fibrilação atrial, um tipo de arritmia que pode levar a complicações graves.
Segundo o principal autor do estudo, Souvik Sen, chefe do Departamento de Neurologia da universidade, a pesquisa não sugere que o fio dental seja a única forma de prevenção, mas destaca que ele pode ser um complemento importante para um estilo de vida saudável.
O motivo dessa conexão entre higiene bucal e doenças cardiovasculares estaria na redução da inflamação. Doenças gengivais e infecções bucais são conhecidas por aumentar inflamações no corpo, que, por sua vez, podem elevar o risco de problemas cardiovasculares.
Os resultados reforçam a importância dos cuidados com a saúde bucal não apenas para evitar cáries e gengivite, mas também para a saúde do coração e do cérebro.
Commentaires