top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Uso de inteligência artificial reduz acidentes nas estradas em até 95%

estradas
Foto: Reprodução
Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego aponta que 42% dos acidentes nas rodovias federais do Brasil estão relacionados à sonolência dos motoristas. Para enfrentar esse problema, empresas de transporte estão recorrendo à inteligência artificial, implantando sistemas de monitoramento em veículos de carga. Esses dispositivos utilizam câmeras internas e externas conectadas a uma AI que detecta sinais de sonolência e distração e emite alertas imediatos ao motorista.
Drailton Guedes, motorista há 14 anos, relatou que o sistema evitou um acidente ao alertá-lo para frear enquanto estava distraído. Na transportadora onde trabalha, o número de acidentes graves foi eliminado, e incidentes em geral caíram 95% desde que os dispositivos foram instalados.
A tecnologia monitora desde uso do celular até a proximidade com outros veículos, ajudando a reduzir colisões, batidas por excesso de velocidade e desatenções ao volante. Para Guedes, que no início estranhava o monitoramento, o sistema hoje é uma ferramenta valiosa para garantir a segurança na estrada.

Commentaires


bottom of page