top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Varginha recebe primeira edição do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2025

  • gazetadevarginhasi
  • 18 de mar.
  • 1 min de leitura
Varginha recebe primeira edição do Encontro Técnico TCEMG e os Municípios 2025
Reprodução
O tradicional Encontro Técnico TCEMG e os Municípios está de volta em 2025, trazendo como tema central “Fiscalização e Transparência: o TCEMG e a Reforma Tributária nos Municípios”. O evento passará por oito cidades de Minas Gerais, começando por Varginha, nos dias 10 e 11 de abril, no Theatro Capitólio, localizado na rua Presidente Antônio Carlos, nº 522, Centro.

A programação será aberta pelo presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo, com uma palestra às 9h. Ainda pela manhã, o diretor-geral Gustavo Vidigal abordará o tema “Reforma Tributária: Mudanças, desafios e perspectivas para as finanças municipais”.

Na parte da tarde, estão previstas palestras sobre temas como gestão fiscal responsável, consórcios públicos intermunicipais, o papel do Ministério Público de Contas, gestão de custos na administração pública e os principais aspectos da Nova Lei de Licitações.

O segundo dia do evento será dedicado a oficinas, que abordarão assuntos como análise contábil em licitações, fase preparatória da licitação, contratos de obras públicas e reforma tributária nos municípios.

Jogo do Tributo
Em 2025, o TCEMG também retomará a aplicação do Jogo do Tributo em duas escolas públicas de Varginha. A iniciativa busca ensinar, de forma lúdica e interativa, como funciona a arrecadação e a aplicação de impostos. Durante a dinâmica, os estudantes assumem diferentes papéis, como representantes do Poder Executivo, vereadores, comerciantes e cidadãos, simulando a tomada de decisões sobre a gestão dos recursos públicos.

Após Varginha, o Encontro Técnico seguirá para Juiz de Fora, Uberlândia, Salinas, Manhuaçu, Coronel Fabriciano, Araçuaí e Contagem, promovendo debates sobre fiscalização e transparência em diversas regiões do estado.
Fonte: TCE-MG

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page