top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Variante XEC do Sars-CoV-2 é detectada no Brasil em três estados, aponta Fiocruz

Variante XEC do Sars-CoV-2 é detectada no Brasil em três estados, aponta Fiocruz
Foto: Reprodução
Uma nova linhagem do vírus Sars-CoV-2, chamada XEC, foi detectada no Brasil. Ela pertence à variante Omicron e foi encontrada nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. A identificação inicial foi feita pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), com base em amostras de dois pacientes da capital fluminense, diagnosticados em setembro. O Ministério da Saúde foi notificado rapidamente, e as sequências genéticas foram registradas na plataforma Gisaid.
A variante XEC foi classificada como "sob monitoramento" pela OMS no final de setembro, devido a mutações que podem influenciar o comportamento do vírus, como a maior transmissibilidade observada em outros países. Essa linhagem foi detectada pela primeira vez na Alemanha, em junho e julho de 2024, e desde então se espalhou por mais de 35 países.
No Brasil, a vigilância genômica ampliada em agosto e setembro permitiu a detecção da XEC, mas a linhagem dominante ainda é a JN.1. A pesquisadora Paola Resende, do Laboratório de Vírus Respiratórios do IOC, alertou para a necessidade de manter a vigilância genômica ativa em todo o território nacional para avaliar o impacto da XEC e ajustar as vacinas conforme necessário.

Kommentare


bottom of page