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Veja beneficiários que recebem pagamento do INSS antes do Natal

Reprodução
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A partir de sexta-feira (20), aposentados, pensionistas e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem até um salário mínimo (R$ 1.412) começarão a receber os pagamentos de dezembro.

Os depósitos vão até o dia 8 de janeiro. Já aqueles que recebem mais de um salário mínimo terão seus pagamentos iniciados em 2 de janeiro, com a liberação ocorrendo entre os dias 2 e 8 de janeiro.
As datas de pagamento são organizadas conforme o número final do cartão de benefício, desconsiderando o último dígito verificador, que aparece após o traço. Este será o último mês em que os beneficiários afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS) receberão os depósitos no primeiro dia do calendário.

Todo mês, o INSS realiza o pagamento de mais de 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais. A maioria dos beneficiários (28 milhões) recebe até um salário mínimo, enquanto 12 milhões recebem acima do valor do piso nacional. Além disso, cerca de 6 milhões de benefícios são assistenciais e 34 milhões são previdenciários.

Calendário de pagamentos de dezembro:
  • Final 1 e 6: 2 de janeiro
  • Final 2 e 7: 3 de janeiro
  • Final 3 e 8: 6 de janeiro
  • Final 4 e 9: 7 de janeiro
  • Final 5 e 0: 8 de janeiro

Como consultar o extrato do benefício: Beneficiários podem acessar o extrato de pagamento no site Meu INSS. Após fazer o login, devem clicar em "Extrato de Pagamento" na tela inicial para acessar os detalhes do pagamento. Também é possível consultar pelo aplicativo Meu INSS, usando o login e senha. Para quem não tem acesso à internet, é possível ligar para a Central 135, informando CPF e dados cadastrais para garantir a segurança.

Prazo para saque do benefício: Se o saque for feito através do cartão previdenciário, ele deve ser realizado até o final do mês seguinte ao da liberação, ou seja, dentro de aproximadamente 60 dias. Caso o valor não seja retirado nesse prazo, ele será devolvido ao INSS. Para resgatar valores devolvidos, o beneficiário deve ir a uma agência de Previdência Social. Dúvidas podem ser resolvidas pelo 135 ou pelo Meu INSS.

O que fazer se não conseguir sacar o benefício: Se o titular não puder sacar o benefício, pode nomear um procurador autorizado pelo INSS, que será registrado no sistema e comunicará a Caixa Econômica Federal. Representantes legais devidamente cadastrados podem fazer o saque.

Como solicitar o pagamento de benefício não recebido: Quem não recebeu o pagamento de seu benefício pode solicitar os valores pendentes acessando o site do Meu INSS. No sistema, deve ir à seção "Agendamentos/Requerimentos", escolher "Novo requerimento", pesquisar por "não recebido" e selecionar o serviço desejado. O segurado será notificado se for necessário atendimento presencial. O andamento pode ser acompanhado pela mesma seção no Meu INSS.

Fonte: O Tempo

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Gazeta de Varginha

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