top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Veja quais cidades mineiras vão receber a dose de vacina contra dengue; imunização começa em Fevereiro

Segundo o Ministério da Saúde, imunização começa em fevereiro no Sistema Único de Saúde (SUS). Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos são prioridade.


Vacina contra dengue deve começar a ser oferecida pelo SUS a partir de fevereiro — Foto: ROGÉRIO VIDMANTAS/PREFEITURA DE DOURADOS via BBC

O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (25), que 22 municípios mineiros vão receber doses da vacina para combate à dengue. Além da capital e cidades da região metropolitana, municípios do Vale do Aço e Região Central, vão receber os imunizantes a partir de fevereiro. (Veja lista mais abaixo)

Dados disponibilizados pelas Secretarias de Saúde dos estados e municípios, mostram que crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos, estão entre o público com maior número de internações pela doença.
O Ministério da Saúde aguarda o recebimento de mais de 6 milhões de doses, sendo 5,2 milhões compradas do laboratório Takeda e 1,3 milhões de doses doadas. São necessárias duas aplicações para a imunização completa em uma janela de três meses.

A vacina

O imunizante disponível para aplicação é Qdenga (TAK-003), desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Em março de 2023, a vacina foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina estimula respostas imunológicas contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, porque contém vírus vivos atenuados da doença.

De acordo com o fabricante, estudos clínicos mostraram que pode haver reações e efeitos colaterais, dentro de dois dias após a injeção. As reações registradas foram de gravidade leve a moderada e duraram 1 a 3 dias. Estão entre os relatos: dor no local da injeção, dor de cabeça, dor muscular, vermelhidão no local de injeção, mal-estar, fraqueza e febre.

Veja lista de cidades de MG:

  1. Antônio Dias

  2. Belo Horizonte

  3. Belo Vale

  4. Caeté

  5. Coronel Fabriciano

  6. Córrego Novo

  7. Dionísio

  8. Jaboticatubas

  9. Jaguaraçu

  10. Marliéria

  11. Moeda

  12. Nova Lima

  13. Nova União

  14. Pingo-d’Água

  15. Raposos

  16. Ribeirão das Neves

  17. Rio Acima

  18. Sabará

  19. Santa Luzia

  20. Santa Maria de Itabira

  21. Taquaraçu de Minas

  22. Timóteo


Atendimento ampliado em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que neste sábado (27) e domingo (28), cinco centros de saúde vão atender pessoas com sintomas de dengue, chikungunya e zika. O atendimento acontecerá de 7h às 19h.

Confira os locais:

Centro de Saúde Carlos Renato Dias, Região do BarreiroEndereço: Rua José Gonçalves, 375 - Barreiro

Centro de Saúde Vera Cruz, Região LesteEndereço: Praça Padre Léo Verheyen, 36 - Vera Cruz

Centro de Saúde Aarão Reis, Região NorteEndereço: Rua Waldomiro Lobo, 177 - Aarão Reis

Centro de Saúde Betânia, Região OesteEndereço: Rua Canoas, 678 - Betânia

Centro de Saúde Rio Branco, Região de Venda NovaEndereço: Rua Crisanto Muniz, 120 - Rio Branco

FONTE:G1

Comments


bottom of page