Vietnã mantém pena de morte para bilionária acusada de fraude de US$12 bilhões
gazetadevarginhasi
12 de dez. de 2024
1 min de leitura
Reprodução
Um tribunal no Vietnã confirmou, na terça-feira (3), a sentença de morte de Truong My Lan, magnata do setor imobiliário, após rejeitar seu apelo contra a condenação por desvio de recursos e suborno em um caso de fraude que envolveu US$ 12 bilhões, conforme informações da mídia estatal. A empresária, presidente do grupo imobiliário Van Thinh Phat Holdings, havia sido sentenciada à morte em abril por seu envolvimento no maior escândalo financeiro já registrado no país.
O Tribunal Popular Superior da cidade de Ho Chi Minh decidiu que não havia fundamentos para reduzir a pena de Truong, de acordo com o portal VnExpress. No entanto, a sentença poderia ser revista para prisão perpétua caso ela consiga devolver três quartos do valor desviado enquanto estiver no corredor da morte, segundo a reportagem.
Truong My Lan é uma das figuras mais notórias do mundo empresarial e de autoridades estatais envolvidas na extensa campanha anticorrupção do Vietnã, conhecida como "Fornalha Ardente".
A promotoria afirmou, durante a apelação, que as ações de Truong causaram consequências sem precedentes e que o valor desviado é exorbitante e irrecuperável.
“As ações da ré afetaram muitos aspectos da sociedade, do mercado financeiro e da economia”, afirmou.
Embora o advogado de Truong tenha argumentado que ela possui atenuantes, como admitir sua culpa, demonstrar arrependimento e devolver parte do dinheiro desviado, os promotores consideraram isso insuficiente para uma redução da pena. A Reuters não conseguiu obter um comentário imediato de seus advogados.
Comments