Vietnã mantém pena de morte para bilionária acusada de fraude de US$12 bilhões
Na terça-feira (3), um tribunal no Vietnã confirmou a sentença de morte de Truong My Lan, uma magnata do setor imobiliário, após rejeitar o recurso contra sua condenação por desvio de fundos e suborno no caso de uma fraude de US$ 12 bilhões, conforme informou a mídia estatal. Truong, presidente do grupo imobiliário Van Thinh Phat Holdings, foi condenada à morte em abril por sua participação no maior caso de fraude financeira já registrado no país.
O Tribunal Popular Superior da cidade de Ho Chi Minh não viu justificativas para reduzir a pena de morte da empresária, de acordo com o site VnExpress.
Contudo, se Truong conseguir devolver três quartos do dinheiro que foi desviado enquanto estiver no corredor da morte, a sentença pode ser alterada para prisão perpétua, conforme a mesma fonte.
Truong My Lan é uma das figuras mais notórias a serem presas na campanha anticorrupção do Vietnã, conhecida como "Fornalha Ardente".
A promotoria destacou durante o julgamento que as ações de Truong causaram danos sem precedentes na história do país, devido à enorme quantia de dinheiro desviada, que é considerada irrecuperável.
Além disso, as ações dela impactaram diversos setores da sociedade, do mercado financeiro e da economia, acrescentaram os promotores.
Embora a defesa de Truong tenha argumentado que ela possuía atenuantes, como admitir sua culpa, demonstrar arrependimento e devolver uma parte do montante desviado, os promotores consideraram que essas ações não foram suficientes para reduzir a sentença.
A Reuters ainda não obteve uma resposta dos advogados de Truong para comentar o caso.
Comments