top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Vietnã mantém pena de morte para bilionária envolvida em fraude de US$ 12 bilhões


O Tribunal Popular Superior de Ho Chi Minh, no Vietnã, confirmou, nesta terça-feira (3), a sentença de morte da magnata do setor imobiliário Truong My Lan, após rejeitar seu recurso contra a condenação por desvio de dinheiro e suborno em um escândalo financeiro avaliado em US$ 12 bilhões. A empresária, presidente do grupo imobiliário Van Thinh Phat Holdings, foi sentenciada à pena capital em abril, após ser considerada responsável pelo maior caso de fraude financeira da história do país.


O tribunal declarou que não havia justificativas para reduzir a pena de morte de Truong My Lan. No entanto, caso ela consiga devolver três quartos do montante desviado enquanto estiver no corredor da morte, sua pena poderá ser alterada para prisão perpétua.


Truong é uma das figuras mais notórias a ser presa na intensa campanha antissuborno do Vietnã, chamada de "Fornalha Ardente". A promotoria descreveu o impacto de suas ações como sem precedentes, afetando profundamente a sociedade, o mercado financeiro e a economia do país.


Embora a defesa tenha argumentado que Truong My Lan demonstrou arrependimento, admitiu sua culpa e devolveu parte do valor desviado, os promotores alegaram que essas ações não foram suficientes para justificar uma redução na pena.

Comments


bottom of page