XXII Seminário Análise de Cenário debate desafios da contratação em 2025
gazetadevarginhasi
29 de mar.
2 min de leitura
Reprodução
Na manhã da última quinta-feira, dia 27, aconteceu o XXII Seminário Análise de Cenário, reunindo empresários, representantes de instituições e autoridades. O auditório estava cheio, demonstrando o grande interesse pelo tema abordado. Esse foi o primeiro evento de 2025, dentro de muitos que estão por vir, todos com o objetivo de orientar e ajudar o empresário varginhense a enfrentar os desafios do mercado.
O evento teve como tema "Os desafios da contratação em 2025: Como empresas podem atrair os profissionais certos?", abordando estratégias para recrutamento e retenção de talentos.
O seminário contou com quatro palestrantes, cada um trazendo um olhar especializado sobre o tema. Erick Costa, da Lidera Lab, falou sobre "Retenção de Talentos e novas demandas do mercado de trabalho". Ele destacou a importância do evento: "É sempre uma honra estar aqui na ACIV, que é uma grande parceira do Lidera Lab. O seminário foi incrível, o auditório estava cheio, com muitas perguntas e participação ativa do público. Esse tipo de troca é essencial para o crescimento das empresas e para fortalecer a comunidade empresarial."
Amanda Luíza, do SEBRAE, abordou "O impacto da tecnologia e da Inteligência Artificial nos processos seletivos". Segundo ela, "As ferramentas tecnológicas e a IA vêm para otimizar o tempo dos profissionais de RH, tornando os processos mais eficientes, e não para substituí-los. O uso correto dessas soluções pode tornar as contratações mais assertivas e estratégicas."
Juliano Belo, da Treynni, discutiu "Estratégias para recrutamento e competitividade empresarial". Ele ressaltou: "Foi um prazer participar deste seminário e trocar ideias com o público. Pudemos entender as dificuldades enfrentadas no dia a dia e compartilhar estratégias eficazes para uma contratação mais assertiva, que é essencial para aumentar a competitividade das empresas."
Régis Dias, da Sarhus, tratou sobre "A escassez de mão de obra qualificada". Para ele, "Falar sobre esse desafio é fundamental para que as empresas compreendam suas necessidades e busquem soluções eficazes para o desenvolvimento profissional. Eventos como esse permitem que os empresários saiam com uma visão mais clara de suas próximas ações."
O evento contou com a presença de importantes lideranças, como a vice-presidente da ACIV, Elisete Ribeiro; o diretor tesoureiro da ACIV, Altemir Sutério; a diretora secretária, Andreise Homero; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Varginha, Henrique Touguinha; o diretor do SENAI Varginha, Flávio Baroncelli; além das representantes da Associação Comercial de Cruzília, Maria Raquel Barros, Marilda Arantes e Isadora Rodrigues, e a responsável pelo CIEE Varginha, Caroline Salgado.
Elisete Ribeiro, vice-presidente da ACIV, celebrou o sucesso do evento: "Fiquei muito feliz em ver a casa cheia, com tantos empresários engajados nesse debate tão relevante. O tema abordado impacta diretamente no desenvolvimento econômico da nossa região, e é gratificante ver essa troca de experiências e conhecimentos."
O XXII Seminário Análise de Cenário teve como correalizador o Sicoob Credivar e contou com o patrocínio do Porto Seco Sul de Minas. Mais uma vez, a ACIV reafirma seu compromisso em oferecer conhecimento e oportunidades para o fortalecimento do empresariado local.
Comments