Zema autoriza repasses financeiros para prefeitos e declara apoio à candidatura de Mateus Simões como sucessor
gazetadevarginhasi
20 de fev.
2 min de leitura
Reprodução
O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, a liberação de R$ 400 milhões em linhas de crédito do Banco de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (BDMG) para os prefeitos de Minas Gerais. O valor será destinado a projetos de infraestrutura para prevenção de secas e inundações nos municípios. O anúncio foi seguido por um discurso em que Zema fez uma comparação entre seu governo e o anterior, de Fernando Pimentel (PT), e destacou a importância de eleger um sucessor. Ele reforçou seu apoio à candidatura de Mateus Simões, atual vice-governador, como seu sucessor.
“É claro que trabalho sério e disciplina geram resultados. Em milagres, não acredito. Para que isso continue, é fundamental uma sucessão bem definida, e meu braço direito tem sido o professor Mateus (Simões), a quem espero ver me suceder”, afirmou Zema.
O crédito anunciado visa apoiar ações de prevenção contra secas e inundações, como a construção de reservatórios, sistemas de irrigação, obras de drenagem e recuperação de áreas verdes. As condições de financiamento incluem taxas acessíveis e prazos de até 96 meses para pagamento, com até 18 meses de carência.
O financiamento estará disponível para 414 municípios mineiros com alto risco de problemas climáticos, com possibilidade de antecipação de até 40% do valor licitado. As prefeituras podem acessar os recursos por meio da plataforma BDMG Digital.
Após seu discurso, Zema deixou o evento sem falar com a imprensa. O presidente do BDMG, Gabriel Viegas Neto, também se manifestou, agradecendo ao governador e ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), que financiou os recursos. Ele ressaltou que o objetivo da linha de crédito é beneficiar todos os 853 municípios do estado.
Bình luận