top of page
Olá
Somos um portal de notícias sul-mineira com publicações diárias em Jornal Físico e online de tudo que acontece em Varginha, Sul de Minas, Brasil e Mundo. Fundada em 07 de setembro de 1967, já completamos 57 anos de história, levando a verdade para a população.
Eleito também pelos internautas como melhor Jornal Impresso de Varginha.
Minha história
Jornal Gazeta de Varginha, 57 anos revelando verdades
1965
Em 1965 três amigos conversavam informalmente. Um deles, o advogado, dentista e professor de matemática, Armindo Paione Sobrinho disse que queria fundar um jornal em Varginha. Seus interlocutores, o também dentista, Otaviano; e o Oficial de Seguros e Imóveis, Wilmar Augusto Neves gostaram da ideia. E fundaram o Jornal Gazeta de Varginha.
Em princípio Armindo Paione pensou em um jornal de esportes porque Varginha já tinha um time profissional: o Flamengo. Armindo, em entrevista, contou que depois de conversar com os amigos resolveram fundar um jornal independente, “que não fosse atrelado a grupos econômicos nem a políticos, um jornal estritamente para defender os interesses de Varginha”. Wilmar Augusto Neves, conta que providenciaram rapidamente o registro e começaram a funcionar. “No início o jornal era impresso na gráfica do jornal Tribuna Varginhense”.
Mas logo começaram a negociar a compra de maquinário próprio. “No começo o jornal era todo manual, artesanal mesmo”, disse Wilmar. O Gazeta de Varginha foi crescendo e logo tornou-se diário. Segundo Neves, o primeiro jornal diário da cidade. Alguns anos depois, abandonou-se o sistema de composição manual e a composição de matérias passou a ser através da li- noticia. E impressoras automáticas, mais modernas. Hoje a impressão é no sistema de impressão offset. A redação é toda computado- rizada. No período da ditadura militar, o Jornal Gazeta de Varginha não se livrou da censura. Armindo contou que “não podíamos criticar isso ou aquilo ou falar do governo militar”. Wilmar concordou. “Tivemos muitos problemas nessa área aí, marcou bastante, causou muita tristeza para nós”, lembrou. Mais tarde, mais dois personagens se somaram à história do Jornal Gazeta de Varginha: o aposentado, Argentino Pio Ferreira; e o funcionário do jornal, Benedito Nicácio de Almeida.
Argentino contou que se aposentou com 48 anos de idade e logo depois trabalhou como vendedor de máquinas agrícolas algum tempo. Numa tarde apareceu em sua casa o Sr. Bene dito Nicácio, convidando- o para ser sócio do jornal.
Eles então dividiram a parte de Wilmar Augusto Neves. O sócio, argentino, e o funcionário Ernesto Pereira dos Santos começaram a cobrir a Câmara Municipal de Varginha e a Delegacia de Polícia e a fazer matérias para o jornal. Nesta época o jornal passou de seis para dez páginas. Contou Argentino Pio que certa vez ele e o Ernesto foram à delegacia em busca das notícias policiais. Um de- legado (ele não citou o nome) sacou do revólver e deu tiros para o alto, dentro do prédio. Eles saíram correndo porque, segundo eles, o delegado parecia estar bêbado.
Ciente dos fatos, Armindo Paione então publicou um artigo polêmico intitulado “Lobo não come Lobo”. O resultado foi a vinda de um delegado de Belo Horizonte para apurar o caso.
1987
Em 1987, Argentino Pio vendeu sua parte para os empresários João Felizardo e Ana Maria, hoje a proprietária do jornal. Nesta época, o Jornal Gazeta de Varginha funcionava num prédio em frente à Estação Ferroviária de Varginha, com redação anexa a outro jornal, o “Jornal do Sul de Minas”.
1990
Em 1990, as redações se separaram e o Gazeta foi para um barracão alugado na Avenida Rio Branco, em frente à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo.
1993
A inauguração da sede própria, na Avenida dos Imigrantes, 445, aconteceu em 1993, com a presença do ex- governador do Estado de Minas Gerais, Newton Cardoso.
2015
Hoje, a redação é totalmente informatizada. E a oficina conta com duas impressoras offset.
2021
Em 2021 ainda em meio a pandemia do coronavírus o Jornal Continua compactuando com a verdade e levando aos cidadãos de Varginha notícias locais, regionais, de todas as partes do Brasil, agora ainda mais avançado com as tecnologias da atualidade.
Nossos leitores agora têm vários meios de se informar com o Jornal Gazeta através das redes sociais como facebook, instagram, WhatsApp, Blogger e também o nosso jornal impresso.
A tecnologia nos ajuda a abranger nosso conteúdo e aproxima mais a nossa equipe com os cidadãos.
2023
Ainda no mercado impresso, mas também voltado para o digital, temos o compromisso com a verdade e a obrigação de levar a notícia e as informações mais rápido possível para os leitores.
Tendo total responsabilidade com a verdade e a transparência das notícias do dia a dia para poder atender melhor os nossos internautas e os assinantes do jornal impresso.
Leitores que quiserem mandar notícias, artigos, publicidades, editais podem entrar em contato com a gente pelos nossos meios de comunicação:
-Facebook: Gazeta de Varginha
-Instagram: gazetavga
-WhatsApp: 35 9 9752-9591
bottom of page