top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

220 alunos da rede municipal de Itajubá (MG) serão beneficiados com o Programa Ver, Viver e Aprender

A ação tem como proposta a melhora da qualidade visual e promoção da inclusão na rede municipal de ensino


Foto: Prefeitura de Itajubá
No último sábado, dia 24, a Prefeitura de Itajubá, em parceria com o Hospital de Olhos de Itanhandu, promoveu na Policlínica do Mercado um atendimento para cerca de 220 alunos da rede municipal de ensino, marcando o início do Programa "Ver, Viver e Aprender".

O principal objetivo deste projeto é identificar possíveis problemas de visão entre os alunos do ensino fundamental da rede municipal, corrigi-los quando necessário e, assim, reduzir índices de reprovação, evasão escolar, baixo rendimento acadêmico e problemas psicossociais.

Durante o evento, os estudantes passaram por exames oftalmológicos conduzidos por profissionais médicos. Posteriormente, com as receitas em mãos, as crianças diagnosticadas foram orientadas na escolha das armações para os óculos. A distribuição dos equipamentos será feita às famílias pela Prefeitura em breve.

O programa está estruturado em três fases:

1. Triagem: Realizada no segundo semestre de 2023, esta etapa consistiu em exames de Acuidade Visual, utilizando a tabela de Escala de Sinais. Essa triagem foi essencial para identificar quem necessitava de encaminhamento para consulta oftalmológica.

2. Consulta oftalmológica: As crianças identificadas com problemas de visão serão encaminhadas para consulta com médicos oftalmologistas. Uma equipe multidisciplinar estará disponível para assegurar um atendimento completo e eficaz, incluindo a prescrição de óculos, quando necessário.

3. Confecção de óculos: Nesta última fase do processo, os óculos serão fabricados conforme as prescrições médicas e entregues às famílias dos alunos sem nenhum custo. Diversos modelos, cores e tamanhos serão disponibilizados, garantindo não apenas a correção visual, mas também conforto e estética.

O programa está programado para realizar quatro ciclos em 2024. Em março, novas triagens serão iniciadas nas escolas, abrangendo todos os alunos da rede municipal, para a seleção de novos casos para o segundo ciclo do programa.

Fonte: Prefeitura de Itajubá

Comments


bottom of page