top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

ACIV promove reunião para debater ações voltadas à população em situação de rua na região central

  • gazetadevarginhasi
  • há 6 minutos
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Na manhã desta última terça-feira, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (ACIV) promoveu uma reunião para discutir a presença de pessoas em situação de rua na região central da cidade e possíveis ações conjuntas entre poder público, entidades e empresários.
Participaram do encontro o presidente da ACIV, SEHAV e Abrasel Sul de Minas, André Yuki; a presidente do SINDVAR e vice-presidente da ACIV, Elisete Ribeiro; o coordenador de Comunicação e Marketing da ACIV, Henrique Avellar; a vereadora Ana Rios; o secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manuel Magalhães; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Evaldo Mendes; o subinspetor da GCM, Bruno Ângelo; o GCM Eduardo de Carvalho; além dos empresários Gilmar e Fabinho.
Durante a reunião, foram debatidas propostas para a criação de campanhas de conscientização voltadas aos consumidores, além da realização de ações integradas na área central envolvendo a Guarda Civil Municipal e o Centro POP, serviço público que presta atendimento à população em situação de rua.
O secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manuel Magalhães, apresentou dados atualizados sobre o cenário no município. Segundo ele, Varginha conta atualmente com cerca de 160 pessoas em situação de rua, sendo aproximadamente 150 naturais da própria cidade e cerca de 10 oriundas de outros municípios. O secretário destacou ainda o trabalho realizado pelo Centro POP, que oferece acolhimento, atendimento social e encaminhamentos diversos. “O município disponibiliza estrutura e equipe técnica para atendimento e reinserção social dessas pessoas. No entanto, é importante ressaltar que o atendimento é voluntário e nem todos aceitam o acompanhamento oferecido, o que torna o desafio ainda maior”, explicou.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Evaldo Mendes, reforçou o compromisso da corporação com as ações que vierem a ser desenvolvidas. “A Guarda Municipal está à disposição para atuar dentro de suas atribuições legais, contribuindo com a organização dos espaços públicos e apoiando as iniciativas que promovam segurança e acolhimento social”, afirmou.
A vereadora Ana Rios ressaltou a importância da participação do Ministério Público na construção de soluções efetivas. Segundo ela, o envolvimento do órgão é fundamental para garantir que as ações sejam realizadas de forma legal, estruturada e com respeito aos direitos humanos. A parlamentar também se colocou à disposição para intermediar o diálogo e articular uma reunião com o Ministério Público.
Encerrando o encontro, o presidente da ACIV, André Yuki, destacou o papel institucional da entidade na mediação entre o setor empresarial e o poder público. “A ACIV tem como missão representar e dar voz ao empresário, promovendo o diálogo e buscando soluções conjuntas para os desafios que impactam o comércio e a cidade como um todo. Reunir as entidades, empresários e autoridades é fundamental para avançarmos em propostas equilibradas e eficazes”, ressaltou.
Ficou definido que uma nova reunião será realizada para apresentação das campanhas de conscientização que serão desenvolvidas em parceria entre entidades empresariais e comerciantes.
Fonte: ACIV

Gazeta de Varginha

bottom of page