top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Alfenas receberá I Encontro Regional de Cozinha Mineira e Turismo Rural do Lago de Furnas




Nos dias 10 e 11 de novembro, Alfenas será palco do Raízes do Lago - I Encontro Regional de Cozinha Mineira e Turismo Rural do Lago de Furnas. O evento será gratuito e contará com seminários, painéis, mesas redondas, cases de sucesso, oficinas show, desafios, feira de empreendedores e produtos dos municípios, rodada de negócios, atrações culturais e muito mais.

De acordo com a presidente do Circuito Turístico do Lago de Furnas, Thayse de Castro, o intuito é despertar o poder público e os produtores para o potencial de turismo rural da região, direcionando como desenvolvê-lo com responsabilidade e cooperação. “O encontro será de extrema importância para toda a região. Além de promover a troca de experiências, o objetivo é revelar e integrar nossa cultura e diversidade com casos de sucesso com foco no turismo de experiência e sustentabilidade”, explicou.

Ainda segundo Thayse, o encontro regional busca implantar o turismo consciente, criativo e colaborativo. “O turismo rural, além de ser um segmento estratégico e oportunidade de gerar riqueza e distribuir renda, nos conduz a mergulhar fundo nas tradições e manifestações culturais, além de resgatar o histórico das raízes do povo mineiro e lindeiro, motivando-os a compreender nossas riquezas e nosso verdadeiro potencial”, ressaltou.

A Feira de Produtores – Raízes do Lago será uma vitrine para fomentar, promover e fortalecer o turismo da região, dando visibilidade ao empreendedorismo no campo. A gestora do CT do Lago de Furnas, Aryanne Ribeiro, afirma que o evento desempenha um papel fundamental na promoção do potencial turístico de Minas Gerais. “Além de divulgar a rica culinária mineira, o evento atrai turistas para a região, valoriza e traz benefícios econômicos para os empreendimentos locais, além de ter um impacto positivo na sustentabilidade do turismo regional”, destacou.

O prefeito de Alfenas, Fábio Marques Florêncio, se sente lisonjeado em estar recebendo um evento de tamanha relevância para o município e para a culinária mineira, trocando experiências com outros municípios e valorizando os produtos que são produzidos no entorno. “O carro chefe do município é a tilápia, que será apresentada no evento. Vamos valorizar o Lago de Furnas, nossa região e estimular os produtores, artesãos e empreendedores, para juntos fortalecermos a economia do Sul de Minas, além de integrar os atores do turismo no lago”, relevou.

Para o secretário de Juventude e Turismo de Alfenas, Fábio Sossur, o trabalho do circuito junto ao município é de extrema importância, pois ressalta a relevância do turismo na cidade, alavancando a economia através da geração de emprego. “O encontro destaca Alfenas na região, mostrando o que temos de melhor e fazendo um trabalho de fomento e desenvolvimento”, concluiu.

Comentarios


bottom of page