ANEEL aprova reajuste nas tarifas da Energisa Minas Rio para consumidores de MG e RJ
gazetadevarginhasi
18 de jun. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, nesta terça-feira (17/6), as novas tarifas da Energisa Minas Rio – Distribuidora de Energia S.A., empresa sediada em Cataguases (MG) que atende cerca de 613 mil unidades consumidoras nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Segundo a ANEEL, os novos índices tarifários foram impactados por diversos fatores, como os custos com compra e transmissão de energia, encargos setoriais e componentes financeiros de processos tarifários anteriores que continuam a influenciar o cálculo atual.
O ajuste tarifário é resultado de um dos dois principais processos previstos nos contratos de concessão: a Revisão Tarifária Periódica (RTP) ou o Reajuste Tarifário Anual (RTA). A RTP é um processo mais amplo e detalhado, no qual são definidos o custo eficiente da distribuição (Parcela B), as metas de qualidade e de perdas de energia, além dos componentes do Fator X — que corresponde a ganhos de produtividade esperados no ciclo tarifário.
Já o Reajuste Tarifário Anual (RTA) ocorre nos anos em que não há RTP e consiste, basicamente, na atualização da Parcela B com base em índices de inflação como IGP-M ou IPCA, subtraído o Fator X. Em ambas as situações, os custos com compra e transmissão de energia e encargos setoriais são repassados aos consumidores.
A Energisa Minas Rio atende municípios em regiões como Zona da Mata mineira e áreas do Noroeste fluminense. A aplicação das novas tarifas começará a vigorar nas próximas semanas, conforme publicação oficial da ANEEL.
Comentários