Anvisa aprova cinco novas canetas de semaglutida para tratamento de diabetes tipo 2
há 22 horas
1 min de leitura
Reprodução
Cada uma das cinco empresas responsáveis pelos registros ficará encarregada da fabricação e distribuição dos medicamentos aos pontos de venda. O Owozy será produzido pela Ávita Care Importação e Distribuição de Produtos Ltda.; o Seemasun, pela Sun Farmacêutica do Brasil Ltda.; o Zempneo, pela Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A.; o Semavy, pela Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos S.A.; e o Orsema, pela Ranbaxy Farmacêutica Ltda.
As cinco canetas foram aprovadas na dosagem de 1,34 mg/L e serão disponibilizadas em dois formatos de aplicação. Um deles terá sistema com 1,5 mL e seis agulhas, enquanto o outro contará com 3 mL e quatro agulhas. Apesar da aprovação, ainda não há informações sobre quando os novos medicamentos estarão disponíveis nas farmácias para comercialização.
De acordo com a Anvisa, a priorização dos medicamentos foi solicitada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de beneficiar o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuir para o abastecimento do mercado farmacêutico brasileiro. A primeira caneta de semaglutida sintética aprovada pela agência para comercialização havia recebido autorização em maio.
Os medicamentos agonistas do receptor de GLP-1, conhecidos popularmente como canetas emagrecedoras, começaram a ser utilizados no Brasil em 2010, inicialmente no controle do diabetes e, posteriormente, também no controle do peso. A semaglutida é uma versão sintética de um hormônio natural produzido no intestino, que estimula a produção de insulina, contribui para a redução do açúcar no sangue e auxilia na sensação de saciedade. A Anvisa também alerta que a retatrutida, outro princípio ativo sintético que ainda está em fase de testes, não está disponível para venda em nenhum país.