top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Anvisa diz que não há risco à saúde após furto de vírus na Unicamp

  • há 7 dias
  • 1 min de leitura
Anvisa diz que não há risco à saúde após furto de vírus na Unicamp
Divulgação
Anvisa afirma não haver risco à saúde após desvio de amostras de vírus na Unicamp.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária informou que não há, até o momento, indícios de emergência de saúde pública relacionados ao desvio de amostras de vírus de um laboratório da Universidade Estadual de Campinas.

A manifestação ocorreu após a participação da agência em uma ação conduzida pela Polícia Federal, que investiga o caso. A atuação da Anvisa atendeu a um pedido da própria PF, com o objetivo de auxiliar na busca e avaliação do material biológico retirado do laboratório na semana passada.

De acordo com a nota oficial, apesar de colaborar com a operação, a Anvisa destacou que não é o órgão responsável pela fiscalização de laboratórios de pesquisa científica e experimental. Ainda assim, técnicos da agência acompanharam o caso e analisaram as informações disponíveis até o momento.

Investigação sob sigilo
A agência ressaltou que o inquérito tramita em sigilo, o que impede a divulgação de detalhes sobre o andamento das investigações. Por esse motivo, não foram fornecidas informações adicionais sobre o material recuperado ou eventuais riscos específicos.

Avaliação técnica
Mesmo diante da gravidade potencial do caso, a Anvisa afirmou que, com base nos dados analisados até agora, não foi identificada situação que configure risco imediato à saúde pública.

A atuação conjunta entre órgãos federais segue em andamento, enquanto as autoridades competentes apuram as circunstâncias do desvio das amostras e possíveis responsabilidades.
Fonte: Anvisa

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page