Aumento de casos prováveis de dengue triplica atendimentos na UPA de Passos
Elisa Ribeiro
7 de mar. de 2023
1 min de leitura
Foto: Reprodução EPTV
O aumento de casos prováveis de dengue em Passos (MG) fez com que os atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) triplicar na cidade. O município vive epidemia da doença e os registros dos primeiros meses de 2023 já supera o número atingido em todo ano passado.
Conforme boletim divulgado na segunda-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Passos já teve 4,1 mil casos prováveis de dengue este ano. Em 2022, segundo a SES-MG, 2,8 mil casos foram registrados.
Este aumento de casos prováveis reflete na quantidade de atendimentos da UPA. Em janeiro, quase 11 mil pacientes foram atendidos no local. A quantidade saltou para 30 mil em fevereiro, o que fez a equipe de profissionais da saúde ser reforçada.
“A demanda permanece elevada, mas estamos buscando alternativas enquanto a gente não contrata os profissionais. Foi decretado estado de emergência, através de estarmos fazendo a contratação temporária de profissionais por meio de processo seletivo para ajudar na UPA. Enquanto isso não se resolve, a atenção primária está dando suporte. Quatro técnicos de enfermagem atuam no local como suporte”, falou a diretora do Departamento Médico Hospitalar, Sandra Renata Silva.
Comentários