top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

BDMG vence prêmio internacional por projeto que incentiva transição da agricultura convencional para a regenerativa

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) venceu, na terça-feira (13/5), o prêmio internacional Alide 2025, da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento, na categoria Produtos Financeiros.
A iniciativa premiada trata do modelo de financiamento a produtores rurais mineiros via cooperativas, incluindo neste formato a oferta de crédito a iniciativas focadas na agricultura regenerativa.
Neste contexto entra o programa LabAgroMinas, desenvolvido pelo BDMG com o objetivo de incentivar produtores rurais a adotar práticas que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e promovam a regeneração do solo.
O resultado foi anunciado na República Dominicana, durante o 55º Encontro Anual da Alide, que reúne instituições de mais de 20 países.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destaca que a conquista reconhece a atuação do banco mineiro no fortalecimento de uma das principais atividades da economia do estado.
“É um prêmio do qual todos os mineiros podem se orgulhar. O BDMG não só acredita que é possível transformar a agricultura regenerativa em uma alternativa economicamente viável, mas trabalha para que isso seja uma realidade cada vez mais presente no estado. E faz isso a partir das cooperativas de crédito que ajudam o banco a levar o crédito a produtores rurais de todo o estado”, afirma.
Os números reforçam o momento pujante do agronegócio em Minas Gerais. No primeiro trimestre de 2025, a agricultura liderou o ranking de exportações do Estado, com 45% do volume total.
O BDMG contribui para esse cenário. Em 2024, quase R$ 1,5 bilhão foram liberados em crédito pelo banco para financiar projetos neste segmento, incluindo aqui o Agro Repasse, que no mesmo período registrou um crescimento expressivo de 193% atingindo R$ 264,1 milhões em desembolsos, e o financiamento à agricultura regenerativa.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page