Bombeiros passam mais de 7 horas resgatando gado após tombamento na BR-459
28 de mai.
2 min de leitura
Divulgação
Bombeiros resgatam cerca de 50 animais após tombamento de carreta na BR-459 em Santa Rita do Sapucaí.
O Corpo de Bombeiros Militar atuou por mais de sete horas no resgate de animais após o tombamento de uma carreta de transporte de gado na BR-459, em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas. O acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira, por volta das 9h10, no quilômetro 130 da rodovia.
Segundo informações apuradas no local, a carreta havia saído de Heliodora com destino a Passos transportando 63 animais. O tombamento teria ocorrido durante a madrugada, por volta da 1h, em um trecho de curva da rodovia.
Com o impacto, a estrutura do veículo atingiu parte de uma residência às margens da pista. Apesar da gravidade da ocorrência, não houve vítimas humanas.
Quando as equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local, a rodovia já operava parcialmente interditada. Funcionários da concessionária responsável pela via e terceiros haviam iniciado a retirada de alguns animais, mas a maior parte do gado permanecia presa às ferragens da carreta, que possuía dois pavimentos de transporte.
Para realizar o salvamento com segurança, os militares utilizaram ferramentas de desencarceramento e fizeram cortes estratégicos na estrutura metálica do veículo, criando acessos para retirada dos animais.
Após um trabalho intenso e minucioso, cerca de 50 bovinos foram resgatados com vida pelas equipes de salvamento.
Durante a operação, o trânsito na BR-459 precisou funcionar em sistema de meia pista na maior parte do tempo. Em alguns momentos, a rodovia foi totalmente interditada para garantir a segurança dos motoristas e das equipes envolvidas na ocorrência, devido à movimentação dos animais e da carga.
O trabalho do Corpo de Bombeiros foi encerrado após o resgate dos animais sobreviventes. Já o destombamento da carreta, a remoção dos animais mortos e a liberação total da pista ficaram sob responsabilidade da concessionária da rodovia.
Comentários