top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Caminhão da saúde do Sistema Faemg Senar atende mais de 850 pessoas, no Sul de Minas


Foto: Divulgação Cemig

O Programa Saúde Itinerante do Sistema Faemg Senar atendeu mais de 850 pessoas em sua última passagem pelo Sul de Minas. O caminhão da saúde percorreu as cidades de Heliodora, Pouso Alto, Itanhandu e Passa Quatro e, com apoio das Prefeituras e sindicatos rurais locais, ofereceu ações de promoção à saúde integral do homem e da mulher do campo.
“Além de oferecer ações de formação profissional rural, promoção social e assistência técnica e gerencial, o Sistema Faemg Senar tem o compromisso de cuidar das pessoas que estão envolvidas no meio rural. Por isso, com o Saúde Itinerante, nossa intenção é despertar nos produtores e produtoras, comportamento preventivo de saúde, por meio da oferta de exames e orientações”, afirma o gerente do Escritório Regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira.
Nos oito dias em que esteve na região, o caminhão com equipamentos médicos e profissionais de saúde especializados realizaram cerca de mil atendimentos preventivos. Nas mulheres, foram feitas 475 mamografias bilaterais e 265 exames de Papanicolau, para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero, enquanto que 384 homens realizaram o PSA, que pode detectar o câncer de próstata. Também foram ofertados 392 exames de sangue, como TSH, hepatite e HIV, além da realizada em todos os presentes, a aferição de pressão arterial.

Prevenção de saúde mais próxima
O programa Saúde Itinerante oferece à população de cidades do interior do estado, a oportunidade de realizar exames preventivos gratuitamente. Ao longo do ano, o caminhão percorre todas as regionais do Sistema Faemg Senar para proporcionar os atendimentos de saúde de forma rápida e individual aos moradores.
Para a técnica de saúde bucal Célia Cândido Miranda, a vinda do caminhão para o Sul de Minas trouxe praticidade. “Essa ação de saúde é muito interessante e prática porque com os atendimentos aqui na nossa cidade, não foi preciso se deslocar para a cidade de Pouso Alegre para realizar a mamografia. Como a viagem é longa e desgastante, perdemos o dia todo só para fazer o exame. Então, foi ótimo!”, diz.
“Achei muito importe essa iniciativa porque é a prevenção é algo primordial para todas as pessoas. Anualmente, eu sempre faço a mamografia e o preventivo e achei excelente a oportunidade de realizar os exames aqui mesmo na minha cidade”, afirma a dona de casa Márcia Roseli Faria Nascimento.
“Como na rede pública a demanda pelos exames é muito grande, foi uma ótima oportunidade de fazer a mamografia aqui mesmo na praça. E somente com essa prevenção, é possível saber se a saúde está indo bem”, relata a aposentada, Catarina Inês dos Reis Alves. Para o produtor rural José Wagner Batista Silveira, ser atendido pelo Saúde itinerante foi uma forma de economizar. “Hoje em dia, as coisas estão muito difíceis, então conseguir os exames de graça é realmente muito bom. A estrutura está boa e eu e minha esposa aproveitamos para receber todos os atendimentos disponíveis”, conclui.
bottom of page