Caravana da Biometria do TRE-MG amplia atendimento e percorre 12 cidades em 2026
gazetadevarginhasi
26 de jan.
2 min de leitura
Divulgação
Caravana da Biometria do TRE-MG inicia nova etapa em 2026 com dois ônibus e atendimento em 12 cidades.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) segue intensificando as ações para ampliar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral. Em 2026, a Caravana da Biometria, projeto iniciado no ano anterior, ganha reforço e passa a contar com dois ônibus itinerantes, que irão percorrer 12 municípios mineiros.
Os atendimentos começam no dia 22 de janeiro e seguem até 21 de abril. Em cada cidade, os ônibus permanecem por 11 ou 13 dias, período destinado à realização do cadastramento biométrico e à regularização da situação eleitoral dos cidadãos.
A escolha dos municípios levou em consideração os índices de eleitores com biometria cadastrada, além de critérios técnicos essenciais para o deslocamento, instalação e funcionamento da estrutura móvel, como disponibilidade de energia elétrica, conexão de internet, segurança do local e servidores para o mutirão.
Cada ônibus possui oito guichês de atendimento, sendo dois instalados na parte externa, garantindo maior acessibilidade a pessoas com deficiência ou com dificuldades de locomoção. O atendimento ocorre por ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, e o título de eleitor é emitido na hora.
Primeiras paradas da Caravana
As duas primeiras cidades a receberem a Caravana da Biometria em 2026 são Itaú de Minas e Águas Vermelhas.
Em Itaú de Minas (Rota 1), o atendimento será realizado de 22 de janeiro a 1º de fevereiro, na Praça Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 17h.
Já em Águas Vermelhas (Rota 2), o período de atendimento também será de 22 de janeiro a 1º de fevereiro, na Praça Leonísia de Souza Luz, com o mesmo horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos fins de semana, das 9h às 17h.
Para ser atendido, o eleitor deve apresentar documento de identidade com foto ou certidão de nascimento ou casamento, além de comprovante de endereço. Homens que completam 19 anos em 2026 também precisam levar o comprovante de quitação do serviço militar.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque-Eleitor, pelos telefones 148 (em Minas Gerais) e (31) 2116-3600.
Histórico e avanços da biometria
A Caravana da Biometria integra um plano do TRE-MG para ampliar o cadastramento biométrico no estado. Entre 31 de julho e 19 de dezembro de 2025, um ônibus percorreu mais de três mil quilômetros, levando os serviços da Justiça Eleitoral a dez cidades mineiras sem cartório eleitoral, com 28.502 atendimentos realizados.
Atualmente, Minas Gerais conta com 16.103.015 eleitoras e eleitores aptos, dos quais 11.785.777 já possuem biometria cadastrada, o que representa 73,19% do eleitorado. Somente em 2025, cerca de 730 mil novas biometrias foram registradas, sendo 500 mil a partir de julho, após o lançamento do Plano Integrado da Biometria.
Além da Caravana, o TRE-MG tem ampliado horários de atendimento nos cartórios eleitorais, promovido ações itinerantes e instalado postos temporários, além de investir em campanhas de comunicação para incentivar o cadastramento biométrico, reforçando sua importância para a segurança do processo eleitoral.
Comentários